Artigos

A Mente Universal

origens da mente universal

Todo o Universo existe na mente cósmica. A esfera mental de cada pessoa estende-se por todo o Cosmo e chega até às estrelas mais distantes. Essa é a causa pela qual vemos, ouvimos e sentimos toda a Criação.

A grande Realidade divina surgiu de seu próprio seio na Aurora deste Universo solar no qual vivemos, nos movemos e temos nosso Ser.

A grande Realidade não conhece a si mesma, porém, ao contemplar-se no espelho vivente da grande imaginação da Natureza, chega então a conhecer a si mesma.

Deste modo se cria uma atividade mental vibratória por meio da qual a grande Realidade conhece suas infinitas imagens que luzem maravilhosas no cenário cósmico.

Esta atividade, que saindo da periferia se dirige ao centro, é o que se chama mente universal.

Todos os seres vivemos submersos no oceano infinito da mente universal; assim, todos vivemos dentro de todos e ninguém pode separar-se mentalmente de ninguém. “Heresia da separatividade é a pior das heresias”.

A atividade intelectual da mente universal emana de uma força centrípeta e, como a toda ação corresponde uma reação, a força centrípeta, ao encontrar, no centro, uma resistência, reage e cria uma atividade centrífuga chamada Alma cósmica.

Esta Alma cósmica, vibratória, resulta ser um mediador entre o centro e a periferia, entre o Espírito universal de Vida e matéria, entre a grande Realidade e suas imagens viventes.

Um grande Mestre disse: “A Alma é o produto de uma ação centrífuga da atividade universal impelida pela ação centrípeta da imaginação universal”

 

ESCLARECIMENTOS DE TERMOS

Centrífuga: é a força que procura se distanciar do centro, a força que vai do centro para a periferia.

Centrípeta: é a força que é atraída pelo centro, a força que flui da periferia para o centro.

Todo indivíduo pode engendrar alma. Quando conhecemos a técnica da meditação interna, quando dirigimos o poder mental para o interior de nosso próprio centro divino, a resistência que encontramos causa sua reação e quanto mais vigorosa for a força centrípeta que apliquemos, mais vigorosa será também a força centrífuga que se forma. Fabricamos, assim, Alma, assim, ela cresce e se expande. A Alma forte e robusta encarna e transforma o corpo físico, o transforma em matéria mais sutil e elevada até convertê-lo em Alma também.

 

PRÁTICA

Aprenda a usar sua imaginação e vontade unidas em vibrante harmonia.

Deitado em seu leito ou em uma poltrona cômoda, imagine um lugar distante bem conhecido (uma casa, um parque, alguma avenida, uma cidade, etc.) e adormeça com essa imagem na mente.

Quando se encontrar dormitando e com a imagem em sua mente, faça essa imagem real: esqueça do lugar onde seu corpo se encontra, ponha em atividade sua força de vontade e, cheio de plena confiança em você mesmo, caminhe pelo lugar imaginado, ande como se estivesse em carne e osso por este lugar.

Se a prática for feita corretamente, você se desdobrará e, então, sua Alma se transportará a esse lugar, onde você poderá ver e ouvir tudo o que acontece aí.

 

Para conhecer mais sobre o Mundo da Mente, Clique Aqui  ;-)  1

Deixe uma resposta

*