Artigos

As Crianças

As Crianças

as-crianças-gnosis-brasil

É muito o que se tem falado sobre a educação das crianças, porém vamos nos limitar a algo que nesta época está fazendo muita falta; quero referir-me a educação espiritual da criança.

É doloroso dizer, porém a vida nos está mostrando que a educação da infância nesta época está se limitando em adaptar a criança aos costumes e à mentalidade da humanidade atual, sem levar em conta que esta humanidade degenerou-se, que não pôde ser dona de si mesma, pois o mundo a arrastou por sistemas totalmente equivocados.

Nós estamos vendo a criança como o homem de manhã, porém que deve ser primeiro um homem útil à Deus, segundo útil à si mesmo e posteriormente útil à sociedade, ou seja, o homem que não ama a Deus sobre todas as coisas, não pode amar a si mesmo e, logicamente, não pode amar a humanidade conscientemente.

Os pais devem eliminar, na educação, as palavras que ferem e a incompreensão; não quero dizer com isso que deixem seus filhos fazerem o que queira, e vocês sigam acreditando que isso é Amor, porque não é assim.

Os pais e mães devem reservar um tempo, todos os dias, para compartilhar com seus filhos, sentarem-se para dialogar com eles, respondendo-lhes de forma sábia e justa suas inquietudes, ensinando-lhes que a existência de Deus está presente em toda a Criação, que Ele é o Ser Supremo sem o qual seria impossível a Criação, que as plantas, os animais e as pessoas são criações d´Ele, portanto devem ser respeitados, cuidados e amados; que as águas, a terra, o ar e o fogo são elementos com os quais Ele cria, portanto não devem ser destruídos, danificados ou contaminados.

Ensinar às crianças que o mundo não é a Terra, senão os sistemas e os costumes; que esses sistemas e esses costumes do mundo tendem a afastar-nos de Deus e de suas Santas Leis; que; portanto, nós não devemos imitar aquilo que os outros fazem de ruim porque isso atenta contra a dignidade do cristão e contra Deus.

as-crianças-rezando

Necessitamos que as crianças aprendam que a Lei de Deus, seus mandamentos têm que ser cumpridos, vividos e respeitados, que eles não devem sentir vergonha por serem religiosos, serem amantes de Deus, porque aquele que os critica é uma pessoa ignorante que não tem sensibilidade humana para com o Ser Supremo.

À criança, a mãe e o pai devem ensinar que entre eles deve haver uma integração em sua forma de agir, porque o filho é parte de seus pais, e os pais são parte de seu filho.

Deve-se ensinar às crianças que, sem a presença de Deus, não seria possível ter existência na Terra e que, sem o pai e mãe, não teria sido possível estarem aqui; portanto, deve-se ter uma vida integrada e em participação.

Deve haver uma especial instrução e compreensão com a criança de acordo com a idade.

Não estranhem, irmãos gnósticos, que a criança aprende mais quando lhe ensinamos com amor do que com violência.

Uma criança que não aprende rapidamente o que lhe é ensinado, não é por culpa dela todas as vezes, é que existem coisas que se ensina à criança que não concorda com a aprendizagem que ela recebeu em outras vidas, então existe muita dificuldade. Temos que ajuda-la, ter compreensão e paciência.

É conveniente que às crianças se ensine cultivar o jardim, ter sua pequena horta, suas plantas, dar de comer ao animal que tenha em casa para que elas se harmonizem com seus irmãos menores, que os veja como parte da própria criação. Isto as ajuda a sensibilizarem-se.

É necessário ensinar as crianças desde pequenas a fazer oração ao deitar e ao se levantar em companhia dos pais.

É necessário ensinar que os alimentos são sagrados, que alimentam o corpo e nos dão energia.

as-crianças-familia-gnosis-brasil

É necessário ensinar as crianças que a lamentação é sinônimo de debilidade; que devemos ser fortes, dinâmicos e seguros de si mesmos.

Não esqueçam, pais de família, que as crianças desde um ano de vida em diante, e ocasionalmente antes disto, já começam a entender o que lhes dizemos, e, portanto,  já devemos esquecer a ideia que elas não entendem. Já é tempo de começar a educá-las.

A educação da criança, de uma forma justa e sincera, nos determina a classe de pais que possui.

Educar as crianças dentro das linhas espirituais, morais e humanas é a necessidade que temos para que nasça uma nova geração humana.

O V.M. Samael diz que a educação da criança vem desde os afetos de seus pais, portanto, o que não se corrigiu a tempo temos que corrigi-lo agora; porém façamo-lo.

À criança, no lar, tem que ser ensinada que Deus habita no coração, portanto, a Deus se ama, respeita.

É necessário ensiná-la que não deve dizer palavras grosseiras porque isso a afasta da Graça de Deus; que não se deve dizer mentiras porque o mentiroso perde a dignidade cristã, ou seja, a melhor forma de educar a criança é com o exemplo, não fazendo o que não queremos que ela faça.

(Extraído do livro Em Aquário um Novo Êxodo, do V.M.Lakhsmi)

Uma resposta para "As Crianças"

  1. Erick Enviado em 03/06/2017 às 15:05

    Asi es

Deixe uma resposta

*