Artigos

Como dar aos filhos uma boa educação

Como dar aos filhos uma boa educação

 

Os pais são a primeira referência que uma criança possui, exatamente por isso cabe a eles a maior responsabilidade de sua formação. Essa tarefa tem se tornado cada dia que passa um desafio ainda mais difícil, diante da decomposição de valores e princípios evidente na sociedade.

 

Dessa maneira, muitos se questionam: como dar aos filhos uma educação correta?

 

Na Doutrina Gnóstica encontramos chaves muito precisas que servem de orientação para essa tão sagrada missão. Disse o VM Lakshmi:

 

Estas pessoas deveriam fazer uma revisão da conduta que têm frente aos seus filhos e frente à sociedade, para que seus atos e seus procedimentos, se ajustem às necessidades e à obrigação que possuem com estes dois grupos de pessoas que se penetram e se compenetram entre si, porém que não devem se confundir.

 

A família tem cinquenta por cento da educação e exemplo que os filhos recebem em seus lares; os outros cinquenta por cento o recebem de seus educadores e da sociedade.

 

Se os pais de família, com seu exemplo, não dão aos seus filhos essa educação e essa formação física, mental e espiritual, esses filhos vão chegar a compenetrar-se com uma sociedade a qual tem múltiplas falhas no físico, no mental e no espiritual e, devido à falta de preparo e imaturidade, estes filhos vão seguir caminhos equivocados; sempre serão vítimas, como dissemos no capítulo anterior, das falsas promessas e das espertezas das pessoas com as quais vão se relacionar.

 

Um pai de família não deve mentir para seus filhos; deve ensinar-lhes a ter fé em si mesmos sem infundir-lhes nenhuma crença nem fanatismos; deve ensinar-lhes que há um Ser Supremo que deu Leis que nós devemos cumprir.

Ensinar-lhes que cada ser humano é um mundo diferente do nosso, pelo qual não devemos imitá-lo; nem por Conduta Gregária fazer o que ele faz.

 

“Um bom exemplo deve ser seguido, porém um mau exemplo não deve ser imitado.”

 

Os pais de família devem compreender que o ensinamento e o exemplo que uma criança recebe em seus primeiros anos de vida permanece pelo resto de sua vida.

Uma criança que se levanta vendo que seu pai é um bêbado, um fumante, um difamador que dá maus tratos a sua esposa e a seus filhos, que é mentiroso, essa criança leva em sua mente e em sua psique um comportamento similar, quando for adulto. O que podemos lhe exigir?

 

Quando um homem e uma mulher assumem a responsabilidade de ter e educar filhos devem pensar muito bem sobre isso, se é que em realidade aspiram que este mundo melhore.

 

As pessoas acreditam que um delinquente se forma na rua e não desmentimos este fato; porém o germe da delinquência tem duas origens:

 

O PRIMEIRO: de vidas passadas, um Ego que retorna; e o SEGUNDO, o exemplo que recebe em seu lar de seus pais, de seus irmãos e das pessoas que tem a obrigação de cuidá-los nos primeiros anos.

 

Os filhos devem estar sob a proteção e o calor dos pais em seus primeiros anos de vida, isso fará com que eles, ao crescerem, assumam a mesma responsabilidade que tiveram para com eles.

 

A ciência já sabe que a genética atua na mente e na psique dos descendentes; também já sabe que em uma célula do corpo das pessoas estão as suas características.

 

Isto nos faz entender que uma pessoa que se propõe realizar uma regeneração mediante uma mudança radical em sua vida, em sua mente e em sua psique, isto atua desde a parte mais microscópica do corpo físico e portanto de seus corpos internos.

Trazendo como resultado que esse homem ou mulher tenha uma forma muito diferente da dos demais de pensar, de sentir e portanto de atuar.

 

Os pais de família devem preocupar-se, cada dia mais, com a educação de seus filhos, porém vemos que a sociedade se deu à tarefa de converter as crianças em homens e mulheres inseguros, incapazes de enfrentarem a vida sozinhos.

 

Os pais acreditam que é mais importante dar-lhes toda classe de comodidades, porém a educação e o exemplo que lhes dão não se ajustam à necessidade que um homem tem para ser um bom cidadão.

 

“Não esqueçam, queridos leitores, que a melhor forma de ensinar é: O EXEMPLO”.

 

Assim está a humanidade – V.M. Lakhsmi

 

Leia mais sobre como educar as crianças e ensiná-las valores úteis à vida.

Deixe uma resposta

*