Artigos

Como alcançar a realidade do SER e a experiência do REAL?

Como alcançar a realidade do SER e a experiência do REAL?

A maior parte dos seres humanos não maneja a razão objetiva. Em geral, a razão dos seres humanos tem como fundamento o aporte dos dados de conteúdo exclusivamente sensoriais. Os sentidos sensoriais são muito pobres e por isso a razão é subjetiva, não conhece o Real, não funciona fora do filtro dos cinco sentidos: tato, olfato, paladar, audição e visão conseguem perceber apenas o mundo tridimensional de Euclides, a 3º dimensão da natureza, porém nada sabem da 4º, 5º, 6º e 7º dimensões.

Os sentidos sensoriais são limitados, dando como resultado conceitos incompletos e subjetivos. Necessitamos de novas faculdades para compreender o que existe no mais além. É preciso acrescentar que razão objetiva só possui quem conheceu o Real, a vida, os mundos superiores, sem a necessidade dos cinco sentidos sensoriais, ou seja, com suas faculdades ocultas desenvolvidas.

A razão objetiva nada tem a ver com os conceitos e apenas se fundamenta na experiência direta.

A razão de Ser do Ser é o próprio SER”

Para alcançar a realidade do SER, devemos primeiro elevar nosso nível de SER.

Existem sete níveis de Ser do homem:

1º nível de Ser (Instintivo): Nesse nível, as pessoas não fazem nada que não lhes agrade, são movidas pelas sensações de prazer e dor e buscam apenas satisfazer seus desejos;

2º nível de Ser (emocional): No nível emocional as pessoas são levadas pelas emoções inferiores. Gravitam ao redor desse centro e por isso estão presas em emoções fugazes e dores profundas;

3º nível de Ser (intelectual): Essa classe de pessoas tem seu centro de gravidade no intelecto. O intelecto pode formular conceitos espiritualistas e materialistas. Criam-se aqui os conceitos antitéticos. Nesse centro encontra-se a razão subjetiva, que serve para tudo e, por isso mesmo, carece de bases sólidas;

4º nível de Ser (homem equilibrado): São aqueles que desenvolveram um total equilíbrio nos centros da máquina humana. Tais centros são: sexual, instintivo, motor, emocional e intelectual. Os homens do 4º nível de ser, ademais, sabem que sua vida tem um propósito. Conseguem intuir que forças desconhecidas se movem por dentro e por fora e anela conhecer a Verdade. As pessoas dos três primeiros níveis de Ser são as que mantem o mundo em guerras. Não se entendem, quando um intelectual fala para um emocional, soa como aspereza e insensibilidade. Quando um emocional fala para um intelectual, parece-lhe conivência com o delito. Quando o instintivo fala para os dois, da mesma forma não é compreendido. A falta de entendimento desses três tipos de seres humanos é a causa de todos os conflitos. Por isso que nos três primeiros níveis de Ser, a palavra “homem” é usada apenas em seu sentido convencional. Necessitamos avançar pelo 1º, 2º e 3º níveis de Ser para chegarmos finalmente ao equilíbrio perfeito da máquina humana. A GNOSIS é para pessoas do 4º nível de SER.

Para entrar no 4º nível de SER devemos educar os cinco centros:

O centro sexual se educa com transmutação; o centro instintivo se relaciona a própria vida e por isso não se educa; o centro motor se educa com certos exercícios esotéricos, caminhadas, natação, atividades sem auxilio mecânico, ou seja, bicicleta, carro, etc; o centro emocional se educa aprendendo tocar um instrumento, aprendendo pintura, ouvindo música clássica, admirando a beleza estética, etc; no centro intelectual o equilíbrio se dá com estudos de, por exemplo, medicina, botânica, astrologia, esoterismo puro, etc. Quando se educa positivamente os centros, esses se equilibram nos convertendo em Homens do 4º nível de SER.

Todavia, existe ainda o 5º nível de SER, que são para aqueles que fabricaram o corpo astral. Obviamente, quem tenha fabricado seu corpo astral deve alimentá-lo ou correrá o risco de viver em níveis de SER inferiores. Deve-se alimentar o corpo Astral, mas como? Transformando as impressões. Primeiro devemos mudar nossas reações mecânicas frente aos eventos. As impressões entram como alimento para o nosso organismo, porém devemos assimilar essas impressões. A chave é: aceitar com agrado as manifestações desagradáveis de nossos semelhantes. As impressões que chegam ao nosso organismo são muito pesadas, possuem Hidrogênio 48, quando transformadas, se tornam Hidrogênio 24 que serve de alimento para o corpo astral. Quando uma pessoa possui o corpo astral, pode se mover pela 5º dimensão da Natureza. Sabe que tem corpo astral, porque assim como tem corpo físico, com a mesma realidade consegue ver seu corpo astral e pode usá-lo à vontade.

O 6º nível de Ser é para aqueles que fabricaram o corpo mental. Quem tenha fabricado dito corpo pode mover-se para outros planetas. Também são capazes de assimilar a sabedoria universal. Assim como o corpo astral, esse corpo também precisa de alimento. Se uma pessoa continua transformando as impressões, se continua combatendo as reações mecânicas, se não reage violentamente, transformará o Hidrogênio 24 em Hidrogênio 12 que serve de alimento ao corpo mental. Quem possui corpo mental individual de direito possui razão objetiva.

O 7º nível de SER é do homem causal. É no mundo causal que os grandes hierofantes tem seus Templos. Obviamente, qualquer Mestre tem seu centro de gravidade no mundo causal e desde ali se projeta até o mundo mental ou mundo físico. O homem do 7º nível de SER é o homem autêntico. O corpo causal se alimenta com hidrogênio 6. O homem causal trabalha intensamente ajudando a humanidade. O homem causal encarnou seus princípios anímicos e espirituais, possui alma e espírito. Só homem causal pode fusionar-se completamente com a Divindade.

Samael Aun Weor

Uma resposta para "Como alcançar a realidade do SER e a experiência do REAL?"

  1. joao Enviado em 11/23/2017 às 03:56

    Gratidão

Deixe uma resposta

*