Artigos

Força da Vontade. Seu ponto de apoio para mover o Mundo!

Força da Vontade

“A Vontade faz parte da constituição interna do homem, é um poder superior que emana diretamente de nossa Consciência. No entanto, para empunhar essa espada, ou seja, para exercer tal força, é necessário despertar.”

Nesta época é comum que muitas pessoas tracem resoluções para o novo ano que se aproxima. Porém, ao fazer um balanço das metas que foram estabelecidas para o ciclo que está terminando, a maioria soma mais fracassos que conquistas. Os projetos pessoais estipulados em janeiro são esquecidos ou deixados de lado antes mesmo do Natal. O resultado disso é a frustração. A verdade é que, apesar do impulso para estabelecer tais objetivos, muitas pessoas não possuem a força de vontade e a continuidade de propósito necessárias para o triunfo. Mas, por que fracassamos? O que nos impede de alcançar os objetivos que traçamos para nossas próprias vidas? Existem vários fatores que contribuem para esse cenário, porém, há um determinante: falaremos aqui da Vontade.

A Força da Vontade

vontadeConsiderada a maior força criadora que o homem possui, ela foi representada pelo símbolo da Espada na mitologia de diferentes civilizações como os celtas, os nórdicos e os hebreus. Na história do rei Artur, Excalibur é uma espada de luz cravada na terra que só pode ser empunhada pelo escolhido de coração puro. Nas lendas nórdicas, o herói Sigmurd remove a espada mágica que havia sido cravada por Odin na Árvore Barnstokkr (uma macieira considerada sagrada). Odin havia decretado que somente aquele que fosse digno conseguiria remover a lâmina de dentro da árvore. Na antiga Babilônia, a espada de Gilgamesh possuía sete gemas e enquanto todas as jóias estivessem em seu lugar, a espada seria indestrutível e capaz até mesmo de matar demônios e deuses. Para os hebreus, a Espada Flamejante é empunhada por um querubim e serve para impedir que os impuros consigam retornar ao Plano Divino, a menos que tenham dominado todo o Conhecimento.

Que Vontade é essa? De onde ela vem?

Essa Força maravilhosa faz parte da constituição interna do homem, é um poder superior que emana diretamente de nossa Consciência. No entanto, para empunhar essa espada, ou seja, para exercer tal força, é necessário despertar.

Vontade X Desejo

Muitos confundem as duas como sendo uma só coisa, mas na verdade, ambas são dois pólos de uma mesma coisa, sendo que a primeira é positiva e a segunda, negativa, pois enfraquece a primeira. A Vontade vem da Consciência, por isso, não é ligada a satisfações egoístas. Tem íntima relação com os nossos valores mais puros e com o real sentido de nossa existência. Nada tem a ver com as conquistas efêmeras. Precisamos aprender a discernir o que vem do corpo de desejos e o que vem da Alma. Aquele que quer exercer o poder positivo que possui deve aprender a fazer a Vontade de sua Consciência, sobrepondo-a aos desejos egoístas que possui.

Por que não exercemos a Vontade?

Enquanto tenhamos agregados ou eus psicológicos, não podemos exercer o poder da Vontade, pois este se encontra dividido entre todos os eus que temos em nosso interior. Assim, temos múltiplas vontades inconscientes que se processam cada uma em função de seu próprio condicionamento, elas se chocam entre si frequentemente fazendo-nos impotentes, débeis, vítimas das circunstâncias. Por esse motivo, nossos projetos fracassam.

“A Grande Obra é a conquista interior de si mesmo”

Enquanto o agregado da ambição quer mais dinheiro e assim nos propomos a empreender, o da vaidade prefere fazer uma atividade física para tonificar os músculos do corpo. Enquanto a inveja nos leva a ingressar em um curso para ter uma profissão, os prazeres da vida nos convidam para as festas e os eventos sociais. Ao mesmo tempo em que pretendemos ter boa saúde por medo de adoecermos, a gula nos faz comer sempre o que é mais prejudicial. Não existe um foco comum, não existe uma canalização de força e energia. Só nos dedicamos a satisfazer os caprichos do Ego.

A emancipação da Vontade

Necessitamos com urgência máxima desintegrar todos os eu que vivem em nosso interior, se é que em verdade queremos a emancipação perfeita da Vontade. Tal emancipação assegura ao sábio o domínio absoluto do ar, da água, do fogo e da terra. Moisés, o homem que liberou o poder elétrico da vontade, possuía o dom dos prodígios; isto o sabem os Divinos e os humanos. Assim está escrito. Nicolas Flamel e Raimundo Lúlio liberaram sua vontade e realizaram inumeráveis prodígios psicológicos que assombram. A Essência embutida no “Mim Mesmo” é o Gênio da lâmpada de Aladim, anelando por liberdade… livre tal Gênio, pode realizar prodígios. A Essência é “Vontade-Consciência” desgraçadamente processando-se em virtude de nosso próprio condicionamento.

Imaginação e Vontade

A chave do êxito se encontra em ambas, unidas em vibrante harmonia. Esses são os dois lados da mente, um masculino e outro feminino. Ao trabalhar esses dois lados com um propósito bem estabelecido, coloca-se em atividade a força da criação. O inventor concebe com sua imaginação o telefone, o rádio, o automóvel, etc. e, depois, com a Vontade os cristaliza, os converte em fatos, em realidades concretas.

A Vontade Consciente é Divina

Quando a Vontade se libera, então se mescla ou se funde integrando-se assim com a Vontade Universal, fazendo-se por isto soberana. A Essência é uma fração de alma, vontade universal. Quem possui Vontade livre de verdade pode originar novas circunstâncias; quem a tem engarrafada no “Eu Pluralizado” é vítima das circunstâncias. Ninguém pode chegar à iluminação real nem exercer o sacerdócio absoluto da Vontade Consciente se previamente não estiver morto radicalmente em si mesmo aqui e agora. (Morte mística ou psicológica do Ego) Eliminar os erros é magico, maravilhoso. Isso implica rigorosa auto-observação psicológica. Exercer poderes é possível quando se libera radicalmente o poder maravilhoso da Vontade. Ao emancipar tal força, alcançaremos o triunfo físico e espiritual.

Saiba como eliminar o Ego para Liberar sua Força da Vontade!

Samael Aun Weor

Uma resposta para "Força da Vontade. Seu ponto de apoio para mover o Mundo!"

  1. Frater Magnani Enviado em 11/23/2017 às 11:19

    Pelo comum, as pessoas acreditam que fortalecendo seus desejos egoístas, irão obter maior controle da vontade. No entanto, a vontade sendo esse valor espiritual, nunca sera empunhada pelo ego. Muito melhor deixar esse poder fluir através da correção de nosso comportamento físico, mental e psicológico que tentar fortalece-lo com todas as técnicas “mentalistas” que existem.

Deixe uma resposta

*