Artigos

Alimentação Saudável: Conheça a classificação dos alimentos

Alimentação Saudável: Conheça a classificação dos alimentos

 

O que comemos, juntamente com o que pensamos e as impressões, nutre nossa existência física e interna e se queremos viver uma vida equilibrada precisamos prestar atenção na nossa alimentação.

“Não podemos desligar deste trio de coisas o que é uma para com a outra, ou seja, o que pensamos para com nossas emoções, nossas emoções com o que pensamos, nem o que comemos com o que pensamos”.

Necessitamos de um corpo físico saudável para que tenhamos condições de realizar um trabalho de despertar da Consciência.

 

Classificação dos alimentos:

Os alimentos são classificados de acordo a três qualidades básicas ou gunas (palavra em sânscrito):

Satwa – harmonia
Rajas – paixão
Tamas – inércia.

Alimentos Sátwicos

100% dos princípios vitais ou shakty potencial (Alimento fresco). São os alimentos recém colhidos e sem nenhum processamento (alimentos crus como frutas e verduras), que possuem 100% de vitalidade a ser absorvida tanto por nossa estrutura física como também na revitalização de nossa energia e disposição diária.

Eles contribuem com o melhoramento do sistema metabólico, digestivo e, portanto melhoram a energia. Quando o corpo está nutrido com alimentos sadios, as glândulas endócrinas também começam a gerar melhores tipos de energia, por conseguinte, de hormônios que estimulam menos a luxúria, os instintos negativos, e por lógica, a ira.

Alimentos Rayasicos

São alimentos que contêm parcialmente princípios vitais, mas também substâncias nocivas. Embora tenham sofrido algum processamento, ainda possuem uns 50% de vitalidade.

Exemplos: Alimentos muito picantes, salgados, doces, ácido, quente ou frio.

Produzem danos ao organismo e, por conseguinte, uma energia de má qualidade. Uma pessoa que ingere comidas muito salgadas, muito doces ou faz misturas incompatíveis, ao serem ingeridos produzem fermentações, flatulências (gases).

As pessoas que consomem alimentos predominantemente rayásicos tendem a hiperatividade e distúrbios dos estados emocionais, oscilando entre a euforia e depressão.

 

Alimentos Tamásicos

São alimentos completamente desprovidos de princípios vitais ou shakty potencial.

São os industrializados, refinados, processados, congelados, embutidos, enlatados… que já estão muito longe de sua forma natural, que tem 0% de vitalidade e, infelizmente, caracterizam quase em sua totalidade, a alimentação da vida moderna que levamos.

Este tipo de alimento incentiva a pessoa a ser desajeitada e preguiçosa, sem ideais, propósitos e motivações…nublam a mente de ira e pensamentos impuros.

Deixe uma resposta

*