Artigos

O que é Autoconhecimento?

O que é Autoconhecimento?

Todos falam muito sobre autoconhecimento. Buscam livros e cursos sobre o assunto,  e querem de fato se conhecer, mas o que é de fato autoconhecimento? Esse assunto tem muitos níveis, e vai desde a percepção mais básica do que passa em nossa mente de momento a momento, até a os níveis mais profundos onde você poderá conhecer o Seu Real Ser, a realidade última de sua existência, o seu Deus Interior. Porém vamos com calma. Se você está se aproximando agora dos estudos Gnósticos é importante ir devagar e conhecer os fundamentos básicos do autoconhecimento.

AUTOCONHECIMENTO A NÍVEL FÍSICO

Observar, cuidar e entender o corpo, é um nível de autoconhecimento. Saber o tipo adequado de alimento que devemos ingerir, o que devemos evitar para ter maior potencial energético, para conseguir render mais no dia a dia, trabalhar com mais disposição. Conhecer o limite da atividade física e quando ela deixará de ser um elemento promotor de saúde e passará a ser prejudicial se você forçar em demasia.   A ansiedade que as redes sociais hoje impõe a toda a humanidade para que seja “fitness” e esteja em forma, se não houver um grau de autoconhecimento, de lucidez, você será levado ou levada a quebrar os seus limites físicos em busca de uma forma física perfeita e poderá danificar o seu corpo, atrasando mais ainda o seu projeto de vida saudável.

Aprenda a se exercitar percebendo seu corpo, sentindo seu corpo.. exercícios de alongamento são fundamentais para permitir que a pessoa comece a entender o funcionamento físico dessa máquina humana que usamos nesse plano.

AUTOCONHECIMENTO A NÍVEL ENERGÉTICO (VITAL)

Já observou que tem dias que você se sente completamente energizado(a)?  Cheio(a) de vigor, de entusiasmo e de vontade de fazer mil coisas?  E porque será que em outros dias você não tem nem vontade de sair da cama? Precisamos nos conhecer energéticamente.

O corpo tem vários centros de energia e podemos desperdiçar essas forças caso não saibamos controlá-las ou direcioná-las.

Se o funcionamento físico de meu corpo está bem, se estou suplementando adequadamente, se descanso bem e faço exercícios e mesmo assim não tenho energia preciso estudar como vou a nível energético. Precisarei então de recursos adicionais, banhos de sol, exercícios respiratórios, banhos de mar (ajudam a purificar), etc etc etc.  Precisamos aprender a deixar a nossa energia vital no seu máximo!! Porém tem mais, o autoconhecimento é amplo.

AUTOCONHECIMENTO EMOCIONAL

Você alguma vez conseguiu controlar uma emoção negativa? Estava nervoso(a) por algo que tinha que fazer e não conseguiu controlar o frio na barriga, o suor nas mãos e todas essas sensações tão conhecidas?  Pois é, para viver bem precisamos nos conhecer de forma profunda nessa dimensão também. Essa é a dimensão astral, onde todos os sentimentos se misturam e onde podemos perder muita energia e forças com alegria excessiva ou tristeza exagerada.

Se estamos viciados em emoções novas o tempo inteiro, buscando aventuras, filmes, esportes radicais , etc… perderemos muitas energias e ficaremos escravos dessas sensações.

Um homem e uma mulher realmente equilibrados devem ter uma visão lúcida de seu mundo emocional.  Caso você não controle esse aspecto, poderá cair na excitomania ou na depressão.

AUTOCONHECIMENTO MENTAL

Sabia que não é fácil controlar os nossos pensamentos, mas que isso é possível?  Você sabia que existem pensamentos que passam por nossa tela mental e são tão sutis que sequer conseguimos nos dar conta que eles estão ali ou por ali passaram? Sabia que existe um diálogo interno tão subliminar que reproduz vozes e sons ouvidos no dia a dia e que essas informações ficam “passando” o tempo inteiro e que só perceberíamos num estado meditativo mais profundo? Imagine o quanto essas informações desconhecidas estão influenciando nossas crenças, idéias e valores e não as conhecemos. Não sabemos como são porque não as estudamos. Não estamos falando aqui de qualquer técnica conhecida da psicologia convencional, estamos falando de um sério trabalho sobre si, diário, de observação e auto-observação e levando a coroar esse trabalho dentro de profundas meditações onde poderá ver, ouvir e ver por si mesmo(a) como é de fato seu mundo interno.

Conheça uma chave poderosa para chegar ao autoconhecimento.

Falta ainda estudar as áreas mais profundas, escreveremos outro texto caso queiram se aprofundar. Existe o nível Causal, e Búdico. E outros níveis ainda mais profundos. O Ser é uma Grande Árvore!!   Pergunte, tire dúvidas e sugira temas de atualizações, estaremos estudando junto com você!

Raul Marcelo Oliveira

Se você quer aprofundar seus estudos faça o download do livro “Tratado de Psicologia Revolucionária” de Samael Aun Weor. AQUI

Deixe uma resposta

*