Artigos

Qual a relação entre a Mente e a Personalidade?

A relação entre Mente e Personalidade

Prosseguimos com o estudo sobre as Representações da Mente e chegamos ao ponto em que elas se relacionam com a nossa personalidade. Aqui, vemos o Mestre aclarar o quão importante é criarmos uma personalidade passiva e receptiva no lugar dessa falsa personalidade atual, que está totalmente a serviço do Ego.

A relação entre a mente e a personalidade

Só uma Mente íntegra pode captar as mensagens que vem das dimensões superiores, as mensagens que vem do Ser.

“Indubitavelmente, não deveríamos ter Representações negativas nem positivas na Mente.

A Mente deveria criar certas atitudes serenas à disposição do Ser. Para isso se necessitaria que a personalidade humana fosse passiva.

Uma personalidade passiva é uma personalidade receptiva (recebe as mensagens que vem das partes mais elevadas do Ser), indubitavelmente as mensagens passam através dos Centros Superiores do Ser antes de entrar na Mente. (E ai a vantagem de ter uma personalidade passiva).

Porém não seria possível ter uma personalidade passiva, quando essa desgraçadamente se encontra controlada por elementos muito pesados ou agregados muito difíceis, relacionados com o mundo de 96 Leis, que dizer, a região do Tártaro.

As personalidades das pessoas são ativas porque estão controladas por diversos agregados psicológicos.

Eliminando de nossa psique agregados tão pesados, nossa personalidade humana se torna passiva e a Mente se torna receptiva para as mensagens que descendem das partes mais elevadas do Ser.

Com Devi KundaliniShakti, ou seja, a Serpente Ígnea de nossos mágicos poderes, podemos eliminar de fato esses elementos pesados. Esse é o Triunfo! Porque aí receberíamos a mensagem direta que vem das partes mais elevadas do Ser.

Por isso tudo, precisamos trabalhar sobre nós mesmos para criar uma Mente Unitotal, íntegra, receptiva; uma Mente que não projete, que sempre receba em vez de projetar, obviamente, não tenderia ao mal gosto de aceitar Representações positivas ou negativas nos distintos fundos do entendimento; uma Mente assim, e somente assim, traria as mensagens que vem da parte mais alta do Ser.

Enquanto nós continuarmos dando alimento para as Representações do Entendimento, é óbvio que a Mente não será serena jamais, será uma Mente projetista, e uma Mente projetista, em realidade e de verdade, está condicionada pelo tempo e pela dor.

Assim que, analisando a este fundo, veremos que não somente devemos eliminar os agregados indesejáveis, senão que temos um problema muito difícil com a questão das Representações (um problema que vejo muito difícil para a questão da Iluminação Interior é que carregamos tantas Representações dentro, ademais dos agregados psíquicos)”.

Deixe uma resposta

*