Gnosis – Escola de Autoconhecimento – Tianguá/CE

  • 17:30
  • R. Pref. Joaquim Florêncio, 39-273 - Centro, Tianguá
  • (88) 9 9218-8429

Gnosis vem do grego e significa “conhecimento”.

Quando falamos em Gnosis, queremos nos referir ao conhecimento universal, ou seja, Gnosis é a ciência que estuda todas as coisas: a natureza, a vida, o universo e suas leis, com o objetivo concreto de compreender a natureza humana e descobrir quem somos, de onde viemos, para onde vamos e por que existimos.

Gnosis é o conhecimento que apresenta como síntese uma sabedoria transcendental e transformativa. Este conhecimento é muito antigo e esteve presente em diversas culturas e nos maiores berços do conhecimento: a escola dos Egípcios, a Biblioteca de Alexandria, os Essênios, os Templários, na China, na Índia, Tibet, Japão, os Astecas, Maias, Incas e muitas outras culturas e tradições milenares.

Por mais importante que seja a cultura na vida de uma pessoa, ela por si só não pode levar ninguém a adquirir as qualidades que irão conduzi-lo à felicidade, como a serenidade, a determinação, a compaixão e a lucidez.

Dentro de nossa CONSCIÊNCIA está depositado todo conhecimento que necessitamos, porém em estado embrionário, latente e quando o ser humano se prepara para expressar essa Sabedoria, ela vem à tona.

Essa percepção produz grandes transformações na forma de pensar e de agir frente às circunstâncias da vida e essa transformação interior permite ao ser humano se libertar de seus próprios equívocos, que se originam muitas vezes por uma distorcida percepção do mundo e da realidade.

Aristóteles dizia que toda a Sabedoria do universo já está dentro do homem, só é preciso aprender a acessá-la. Carl Gustav Jung (eminente psicanalista e admirador do gnosticismo) ensinava que dentro do ser humano estão os próprios arquétipos da criação, ou seja, as fórmulas ou princípios que estão na raiz de todas as coisas.