“Há duas classes de sabedoria: a Doutrina do Olho e a Doutrina do Coração.
A Doutrina do Olho é para aqueles que se contentam com as teorias espiritualistas pertencentes a todos os membros das chamadas escolas espiritualistas. Tão variáveis são os seus conceitos como também os preceitos daqueles que escrevem sobre essa doutrina. Chegamos a ela por intermédio da dedução, portanto, é de caráter humano.
A Doutrina do Coração é para os iniciados autênticos, para os Mestres da Fraternidade Universal Branca. Dentro dela, encerram-se as primitivas verdades da sabedoria única. Chegamos a ela por meio da intuição, portanto, é de caráter divinal.
A Doutrina do Olho robustece a mente, por isso a “mente-matéria” é a morada do desejo: ela pensa, raciocina, analisa, tira conclusões e conduz à ação errada; tudo quer resolver por si mesma, sem levar em conta, para nada, a voz do Mestre Interno. Por sua vez, o Mestre Interno não analisa, nem raciocina, nem discorre, senão que sua voz é a da intuição. A Doutrina do Coração abre as portas da sala da sabedoria”.
Introdução do Curso Zodiacal – Samael Aun Weor
A Gnosis é a Doutrina do Coração. Trata-se de uma filosofia perene e universal, um funcionalismo natural da Consciência humana.
Os antigos sábios ensinavam que toda a Sabedoria do universo já existe no ser humano, em estado latente, dentro da Consciência.
Gnosis é a Sabedoria obtida por meio da experiência direta da Verdade.
A Gnosis é o conhecimento de uma sabedoria transcendental e transformativa, que ensina a humanidade a ver, ouvir e apalpar todas as coisas que até o momento se assinalavam como grandes mistérios e enigmas.
“Advirto-te, sejas tu quem fores!
Tu, que desejas sondar os mistérios da natureza!…
Se não encontras dentro de ti mesmo o que procuras, tampouco poderás encontrar fora…
Se ignoras as excelências de tua própria casa, como pretendes encontrar outras excelências?
Em ti está oculto o tesouro dos tesouros!
Ó homem! Conhece a ti mesmo e conhecerás o universo e os Deuses!”
Inscrição no pórtico do Templo de Delfos
1 comentário em “A Doutrina do Olho e a Doutrina do Coração”
É o que estou a caça constantemente. Sou grato e sinto-me iluminado pelo SER.
Os trilhos são de fato estes.