A Concentração
A concentração nos confere possibilidades muito importantes para diversos detalhes e sem ela se torna impossível conseguir a percepção do aqui e agora, além de tudo, sem ela se torna impossível se aprofundar no instante e entrar em estados superiores da consciência
A Concentração traz inúmeros benefícios e o trabalho de melhorar a concentração, poderá fazer toda a diferença em vários aspectos da vida comum e corrente, contudo como todo exercicio é fundamental a pratica diária e assim como ir logrando a possibilidade de não deixar a mente divagar e sonhar com tantas distrações que cada dia mais irão minando a capacidade e entrar em estados superlativos da consciência.
A concentração consiste na focalização da atenção, da mente e de toda a consciência em algo, que pode ser uma região do corpo, um objeto, uma pessoa, um mantram, uma palavra, uma frase, um som, etc., etc. Podemos comparar a concentração a uma lente, que recebendo os raios do Sol, e focalizada a um local, canaliza a energia solar fazendo com que a temperatura ali aumente, e pode até fazer com que surja o fogo. Quando nos concentramos procuramos também canalizar a energia conscientiva para que produza transformações, para que quebre barreiras e grilhões que nos prendem, para que energias superiores possam se manifestar de diversas formas.
OBJETIVOS:
- A concentração é fixar a atenção em uma só coisa, manter a mesma imagem no terreno do pensamento durante um tempo determinado.
- A concentração permite relaxar por completo, requerendo para isso a atenção necessária: assim como também evita a dispersão do pensamento, que é obstáculo para a continuidade de esforços e propósitos.
- A concentração para ser efetiva, deve ser intensa e mantida num mesmo sentido. A intensidade das imagens estão subordinadas ao tempo durante o qual seremos capazes de conservar tais imagens em nossa mente.
- A concentração permite manter os objetivos fixados de antemão, não permitindo que se diluam; assim como também reúne as energias, afastando todos os pensamentos secundários que prejudicam os pensamentos principais.
- Na vida cotidiana é possível cultivar a concentração, o que se logra pensando no que fazemos, a princípio teremos bastante dificuldade, por nossos costumes de fazer tudo de forma mecânica.
Com o desenvolvimento da concentração estaremos aptos a conseguir ter todos os beneficios que nos traz a meditação CLIQUE AQUI para saber mais.