A Felicidade e a Saúde
Nós, seres humanos, somos as únicas criaturas na superfície da Terra capazes de transformar nossa biologia mediante o que comemos, pensamos, respiramos e sentimos. Nossas células estão constantemente observando nossos sentimentos e impressões e sendo modificadas por eles. Um ataque de depressão pode arrasar nosso sistema imunológico. Serenar-se, por sua vez, pode fortifica-lo enormemente.
A alegria, a tranquilidade e a atividade harmoniosa nos mantém saudáveis e prolongam a vida. A lembrança de uma situação negativa ou triste libera os mesmos hormônios e substâncias biológicas destrutivas que o estresse.
Nossas células estão constantemente processando todas as experiências e metabolizando de acordo com nosso ponto de vista pessoais.
Não se pode, simplesmente, captar dados isolados e confirma-los com um julgamento. Nós nos transformamos quando nossa alegria ou tristeza se internam.
Quem está angustiado e deprimido projeta tristeza por todas as partes do corpo. Veja:
– A produção de neurotransmissores a partir do cérebro se altera.
– O nível de hormônios varia.
– O ciclo do sono é interrompido.
– Os receptores de neuropeptídios na superfície externa das células se modificam.
– As plaquetas sanguíneas tornam-se mais propensas a formar grumos (trombos).
– Até as lágrimas contém traços químicos diferentes das lágrimas de alegria.
Porém, todo esse perfil bioquímico será drasticamente modificado quando a pessoa encontre uma nova situação. Estes fatos confirmam a grande necessidade de usar nossa Consciência para transformar as impressões e assim:
– A ansiedade acaba passando, assim como a depressão, se terminamos com aquilo que as causa.
– O processo de envelhecimento se acelera com a ansiedade e a tristeza e pode ser neutralizado a cada dia, vivendo com alegria e tranquilidade.
(Extraído do Livro Vida, Saúde e Medicina Gnóstica, de Olivo Cárdenas Quintero)
Bom.