O Conhecimento de Si Mesmo
Um dos principais objetivos do conhecimento gnóstico é o conhecimento de si mesmo, porém o que isto significa? Será que já nos conhecemos?
Uma pessoa muitas vezes acredita que conhece a si mesmo, pois diz que conhece o que gosta, conhece seus hábitos diários, o que aborrece, o que a faz feliz, etc.. Porém, na verdade, conhece apenas uma pequena parte, normalmente, exterior de sua vida. Senão vejamos:
Se uma pessoa realmente conhecesse a si mesmo, assim como conhece a residência onde vive,os objetos que ela tem, etc.. por exemplo, saberia qual a origem psicológica de determinado pensamento ou sentimento,mas normalmente não sabe a origem desses, vão sucedendo no interior da pessoa sem muita ordem, por associação psicológica.
Também podemos fazer um teste de autoconhecimento: Vamos nos propor a parar de pensar por 5 minutos.
Se não foi possível, busquemos parar de pensar por 1 minuto, ou por fim quem sabe 30 segundos, então… não foi possível?
Se não foi, é porque não conhecemos como a mente funciona e desde já não conhecemos como funciona boa parte de nosso universo interior.
Há muitas coisas que acontece em nossa vida exterior família, emprego, rotinas diárias, relação com pessoas, etc… e também muitas coisas que acontecem em nossa vida interior, pensamentos, sentimentos, estados psicológicos, alegrias, estados ruins, bons, etc.. De maneira que assim como achamos interessante conhecer o mundo (exterior) também deveríamos considerar importante conhecer a si mesmo. Por que?
Um dos aspectos importantes disso é que quando analisamos a sociedade, em todas as épocas, inclusive atualmente, nos deparamos com situações muito difíceis de entender… porque existe violência, desonestidade, dramas sociais, guerras, situações de toda classe, etc. Na verdade quando o Ser Humano entender como funciona o mecanismo psicológico de seu próprio interior, aí também começa a compreender os mecanismos psicológicos da Sociedade, pois são muito semelhantes.
O ser humano é um Universo em miniatura, um Microcosmos, onde estão contidas as leis e fenômenos do Macrocosmos. Por isso os Gregos antigos diziam tão acertadamente“Homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo…”. Na mesma linha, dizia Galileu Galilei: “A maior sabedoria que existe é a de conhecer-se a si próprio.”
Lucio S. Fonseca
Me interessa
Gostei do texto. Parabéns.
Homem! Conheceis a ti mesmo e conhecerás o universo.!
Me interessa
Explorar a si mesmo é uma das mais árduas tarefas, encontrar o que parece ser invisível aos pensamentos. Não determinamos a linha do nosso pensamento, ele vem como um tiro, quando
notamos ele já ditou em nossa mente, temos que reprogramar para não pensar maldades, mas ai vem outro elemento terrível que é o impulso, extinto animal que aflora do nada, viramos bicho de uma hora para outra. Ainda temos muito conquistar nesse ser que passa por um processo evolutivo de existências.
Me sinto perdida e isso tem me causado um grande desespero…
Gostaria de entender mais . Mais me auto descobrir.
Luciana, inscreva-se no grupo de whatsapp de sua cidade ou entre em contato com a sede mais próxima para realizar a Primeira Câmara.