fbpx

Artigos

A PSICANÁLISE

A Psicanálise

A-Psicanalise-mente-interior-gnosis-brasil

A didática para se conhecer e eliminar os valores positivos e negativos que carregamos dentro existe e se chama psicanálise íntima.

Necessitamos apelar para a psicanálise intima. Quando alguém apela para a psicanálise íntima para conhecer seus defeitos de tipo psicológico, surge-lhe uma grande dificuldade. Quero me referir de forma enfática à força da contratransferência. Porém, a solução está em transferir nossa atenção para dentro com o propósito de nos auto-explorar, de nos auto-conhecermos e de eliminar os valores negativos que nos prejudicam psicologicamente no social, no econômico, no político e até no espiritual.

Infelizmente, repito, quando se trata de se introverter para se auto-explorar e conhecer a si mesmo, de  imediato surge a contratransferência. A contratransferência é uma força que dificulta a introversão. Se não existisse a contratransferência, a introversão seria mais fácil.

Precisamos da psicanálise íntima, precisamos da auto-investigação íntima para nos auto-conhecer realmente. Homo nosce te ipsum. Homem, conhece a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.

Quando alguém conhece a si próprio, pode mudar. Enquanto não se conheça, qualquer mudança será subjetiva. Mas, antes de tudo, precisamos da auto-análise. Como se venceria a força da contratransferência que dificulta a psicanálise íntima e a auto-análise? Isto somente é possível com a análise transacional e com a análise estrutural.

Quando alguém apela para a análise estrutural, fica conhecendo essas estruturas psicológicas que dificultam e tornam impossível a introspecção íntima. Conhecendo tais estruturas, as compreendemos e compreendendo-as poderemos então vencer o obstáculo.

Porém, ainda precisamos de mais alguma coisa. Precisamos também da análise transacional. Existem transações bancárias, comerciais, etc., como também existem transações psicológicas.

Os diversos elementos psíquicos que carregamos em nosso interior estão submetidos às transações, aos intercâmbios, às lutas, às mudanças de posição, etc. Não são algo imóvel, existem sempre em estado de movimento.

A-Psicanalise-interior-gnosis-brasil

Quando alguém, mediante a análise transacional, conhece os diferentes processos psicológicos, as diversas estruturas, então terminam as dificuldades na introspecção psicológica. Posteriormente, realizamos a auto-exploração de nós mesmos com pleno êxito.

Quem conseguir a auto-exploração plena sobre tal ou qual defeito, seja para conhecer a ira, seja para conhecer a cobiça, a luxúria, a preguiça, a gula, etc., realizará avanços psicológicos formidáveis.

Para se conseguir a auto-exploração plena, teremos que começar primeiro por segregar o defeito que queremos eliminar de nós mesmos para que posteriormente seja dissolvido.

Defeito desintegrado libera sempre um percentual de essência anímica. A medida que formos desintegrando cada um de nossos falsos valores, isto é, nossos defeitos, a essência anímica engarrafada neles será liberada e, por fim, a essência psicológica totalmente liberada nos transformará radicalmente.

Será nesse preciso instante que os valores eternos do Ser se expressarão através de nós.

Inquestionavelmente, isso seria maravilhoso não somente para nós mesmos como também para a humanidade.

Quando tivermos conseguido desintegrar ou dissolver completamente os valores negativos, respeitaremos a nós mesmos e aos demais e nos converteremos numa fonte de bondade para todo mundo, em uma criatura perfeita, consciente e maravilhosa.

Esta auto-imagem mística de um homem desperto dará origem, por conseqüência ou corolário, à imagem perfeita de um nobre cidadão. Suas circunstâncias serão benéficas também em todos os sentidos. Será um elo de ouro na grande cadeia universal da vida. Será um exemplo para o mundo inteiro, uma fonte de alegria para muitos seres, um Iluminado no sentido mais transcendental da palavra, alguém que gozará de um êxtase contínuo e delicioso.

Psicanalise-gnosis-brasil

3 respostas para "A PSICANÁLISE"

  1. Claudio Enviado em 05/25/2016 às 02:42

    Livre para poder amar,amar para poder ser feliz,feliz para poder ser livre.

  2. Robson Enviado em 05/29/2016 às 19:49

    Conhece a ti mesmo e com coragem e determinação e conhecerás o homem e os deuses.

  3. Gilberto Enviado em 05/31/2016 às 18:20

    Conhecendo a ti mesmo despertarás e eliminara de ti os defeitos psicológicos, serás livre e liberto do ego terás amor compreensão, autruismo e paz eterna.

Deixe uma resposta

*