fbpx

Artigos

A Sagrada Ordem dos Cavaleiros Templários

A Sagrada Ordem dos Cavaleiros Templários

A-Sagrada-Ordem-dos-Cavaleiros-Templarios.gnosis.brasil

A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo do Rei Salomão, mais conhecidos como Ordem dos Cavaleiros Templários, surgiu no início do século XII quando nove cavaleiros europeus se uniram para desvendar os mistérios ocultos das ruínas do antigo templo do Rei Salomão.

A história oficial conta que nove cavaleiros de nobre estirpe decidiram ir a Jerusalém para proteger os peregrinos que se dirigiam ao santo sepulcro. Todavia, a Milícia Secreta de Cristo (SigillumMilitumXpisti) – como também ficou conhecida – aparentemente foi criada com outros intentos. Dizem que Hugo de Payens e oito cavaleiros tinham um manuscrito hebreu que indicava grandes tesouros abaixo das ruínas do templo do rei Salomão e começou, com apoio do rei Balduíno II de Jerusalém, as escavações. No fim, os nove cavaleiros encontraram incríveis tesouros que permitiram que tivessem também apoio de São Bernardo de Claraval e da Igreja Católica. É dito que eles encontraram a Arca da Aliança e o Santo Graal. De acordo com o Eliphas Levi, esses nove cavaleiros encontraram o culto gnóstico dos Joanitas nas proximidades de Jerusalém (seguidores da doutrina secreta de São João do Apocalipse), o que deve ter influenciado bastante a Ordem nos séculos seguintes.

Tais fatos, reais ou não, são carregados de simbolismos. Nove cavaleiros se reúnem para escavar, descer, abaixo do templo do Rei Salomão. Sabe-se, de acordo com certos ensinamentos, que o fundamento de todo Templo, de toda Igreja, é a pedra cúbica. O número nove nos recorda o Ermitão do Tarô egípcio, provações. Nove nos remete à Nona Esfera Dantesca, ao Nono Círculo, aos Infernos Atômicos de nós mesmos. Para subir, há primeiro que descer; antes de toda exaltação, há uma humilhação.

A-Sagrada-Ordem-dos-Cavaleiros-Templarios.gnosis.brasil.taro9

A Arca da Aliança, cujo topo é representando por dois querubins, macho e fêmea (elohim), continha três artefatos: as tábuas da Lei de Moisés, a lança e o vaso de maná (Êxodo 25). O vaso, cálice, o Santo Graal, é o símbolo do eterno feminino. É o útero da divindade. É a copa ou gomor que deve ser preenchida com o vinho da transubstanciação, o sangue do Cristo, o enxofre dos alquimistas.

A-Sagrada-Ordem-dos-Cavaleiros-Templarios.arca.da.alianca.gnosis.brasil

A lança representa a potência elétrica que reside em nosso próprio corpo, nosso laboratório íntimo. Todo aquele que conseguir forjá-la e empunhá-la (através de muitos sacrifícios) terá poder sem precedentes (sobre si mesmo). É a mesma lança com que Longinusferiu o costado do Cristo Jesus e a aquela com a qual Parsifal derrotou o terrível Klingsor.

Essas duas relíquias, junto com a obediência às Leis Divinas, representadas pelas tábuas de Moisés, davam enorme riqueza. Claro, a riqueza espiritual.

Um dos principais símbolos dos Templários era o selo dos dois cavaleiros sobre um único cavalo. Muitos dizem que era a representação da humildade e pobreza. Para os gnósticos, é o símbolo de Elohim(palavra que significa “deuses e deusas”) e, também, da união do humano com o divino (como a estrela de Salomão).

A-Sagrada-Ordem-dos-Cavaleiros-Templarios..simbolo.gnosis.brasil

O cavalo é símbolo dos instintos, emoções e pensamentos. Tal domínio o Cristo Jesus representou quando entrou na Jerusalém Celestial sobre um jumento. O cavaleiro é aquele que domina a si mesmo.

A espada do cavaleiro representa a vontade do indivíduo. Também representa o domínio do elemento fogo. O formato em cruz da espada é muito significativo: a cruz divina é a origem do fogo que forja a espada.

A-Sagrada-Ordem-dos-Cavaleiros-Templarios.templario.gnosis.brasil

 

O escudo representa a Consciência, assim como o escudo de Perseu, que vê a medusa através do reflexo do escudo (ou seja, vê o inimigo oculto com a Consciência). A melhor defesa do guerreiro é a vigilância constante sobre si mesmo.

A-Sagrada-Ordem-dos-Cavaleiros-Templarios.templario.escudo.gnosis.brasil

A armadura e o capacete representam os trajes alquímicos, os Corpos Existenciais do Ser (físico, vital, astral, mental, causal, búdico e o Espírito), a fortaleza e templo interior onde deve habitar o nosso Deus Íntimo, o Real Ser.

A própria figura do cavaleiro é um símbolo: é aquele que está em constante luta contra si mesmo, lutar contra os “infiéis” que carrega dentro de si, batalhando na verdadeira Guerra Santa (a guerra interior contra nossos próprios defeitos psicológicos). Ele luta contra as correntezas da vida na qual todos estamos, o que pode ser considerado um ato de bravura. O cavaleiro incansável sente o “Sabor Trabalho” (o trabalho interior), preterindo o “Sabor Vida” (os prazeres da vida comum).

A-Sagrada-Ordem-dos-Cavaleiros-Templarios.cruzadas.gnosis.brasil

“Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade, mas nenhum escapa à Lei”.Esse é um ensinamento do sábio Hermes Trismegistos, o egípcio Íbis de Thot, pai da Ciência Hermética. De poucos cavaleiros, a Ordem do Templo atingiu grandes números de membros e riquezas sem iguais: quem cria riqueza interior (a causa), tem riqueza exterior (efeito).

Mas será que os Templários realmente encontraram a Arca da Aliança e o Santo Graal? A resposta é ignorada. Todavia, como já disse Tales de Mileto séculos antes de Cristo: Em ti está oculto Tesouro dos Tesouros…Conheça a ti mesmo…

gnosis.conhece.a.ti.mesmo.gnosis.brasil

 

 

25 respostas para "A Sagrada Ordem dos Cavaleiros Templários"

  1. Carlos Barros Enviado em 06/16/2015 às 21:41

    Sou membro da Maçonaria, filiado do Grande Oriente do Brasil, Pernambuco, Loja Fênix, Mestre Marçon. me filiei a Ordem Templaria, Campinas, São Paulo. trata-se da mesma Ordem. Trata-se da mesma Ordem.

    • Michael Enviado em 08/18/2015 às 09:59

      Olá, Carlos. Convidamos V. Sa. a participar do Curso de Gnosis mais próximo de sua região: https://gnosisbrasil.com/locais

    • Ádrila Agnes Enviado em 09/23/2015 às 10:38

      Olá Carlos!, será que você poderia me tirar algumas dúvidas da maçonaria?

    • Bruno Enviado em 10/03/2015 às 11:08

      A igreja nunca refundou a Ordem Templaria, por isso toda e qualquer organização que se diga sucessor desta, é blasfémia.

    • Moi Enviado em 08/13/2017 às 07:07

      Oi Carlos, tudo bom?
      Conte nos o que VC acarretou de bom sobre a sua escolha. Abçs

  2. Elias Enviado em 10/13/2016 às 18:53

    Creio que devemos conhecer a verdade, e não se iludir por caçadores de níquel, é exatamente no que se transformou certas igrejas, desde o passado, e nos dias de hoje PIOROU; PARABÉNS PELA MATÉRIA.

  3. ANTONIO CARVALHO Enviado em 07/12/2017 às 14:03

    GOSTARIA DE SER UM TEMPLÁRIO COMO
    FACO?
    MORO NO RIO DE JANEIRO
    BRASIL

  4. André luiz fernandes Moreira Enviado em 11/18/2017 às 08:01

    Desejo ser templário com esse conteúdo e sou da amorc de curitiba e já me iniciei em gnose faz muitos anos e quero voltar a praticar e sou membro da ordem templaria militares internacionais de sp .

  5. José eloir borbancin Enviado em 11/29/2017 às 18:22

    Gostaria de informação sobre a ordeml

  6. José eloir borbancin Enviado em 11/29/2017 às 18:25

    Ótima materia

  7. M.C. Enviado em 05/11/2018 às 23:49

    Bruno, sim, a Igreja não refundou a Ordem, mas através de o Rei Dom Dinis, de Portugal, a Ordem foi transferida para uma nova Ordem, com o nome de Ordem de Cristo, cujo símbolo, estava pintado nas velas das caravelas quinhentistas da epopeia portuguesa.
    O infante Dom Henrique de Sagres, foi grão mestre dessa mesma Ordem.

  8. Bernadete Barata de Morais Enviado em 07/03/2018 às 20:43

    Bom dia! alguém pode me informar onde fica a Sagrada Ordem da Cruz em Aldeia ?o endereço completo e quem é o Mestre e se continua com o Mestre Irmão Davi ?
    Muito grata
    Email : [email protected]
    Facebook: Bernadete Orgânica

  9. RUIVO DE JUDAH Enviado em 07/16/2018 às 12:06

    Gostaria de saber a importância dos descendentes dos cavaleiros templários, na atualidade. Se a pessoa tem sangue templário, o que isso significa?

  10. Elcio Rello de Araújo Enviado em 08/21/2018 às 23:11

    Boa noite a todos .
    Gostaria de informações sobre a Ordem de como
    Fazer para conhecer . sou maçom da G. Loja. e R.+ C./E do R.J.
    Grato
    Deixo um bj no coração de todos.

  11. HELIOMAR Enviado em 10/05/2018 às 18:57

    Boa noite.
    Gostaria de me filiar a ordem dos cavaleiros templários.
    Moro no Ceará.
    Como proceder?
    Desde já agradeço.

  12. Júlio César Bonetti Enviado em 01/09/2019 às 23:34

    Quero me filiar a Ordem Dos Templários
    ..podem me passar mais informações?… grato.

  13. José Enviado em 05/07/2019 às 19:55

    Para quem quer ser Templário :

    GRANPRIORATOTEMPLARIO.COM.BR
    Em Minas Gerais.

  14. Alain Gobert Enviado em 05/23/2019 às 11:04

    Bom dia, gostaria de me filiar a ordem dos cavaleiros templários. Moro em Brasília, o que devo fazer?

  15. Paulo Enviado em 05/31/2019 às 22:59

    É a mesma de Campinas?

  16. Jose Asloon Enviado em 06/01/2019 às 09:01

    Gostaria muito de se recebido como o tal! Esta tendo muita ordens
    Order Yrmandade Asloon essa e mais uma que ressugiu

  17. Ordo Via Lux Enviado em 11/11/2019 às 19:40

    Ordo Via Lux
    Uma Ordem Iniciática, Esotérica e Espiritualmente Evolutiva.
    Conheça:
    (19)987378247 – Watsap

  18. alexandre davila pereira Enviado em 02/26/2020 às 23:56

    Boa Noite
    Gostaria de saber como faco pra se inscrever na Ordem ,moro no Rio de Janeiro
    email:[email protected]

  19. Diamantino Trindade Enviado em 03/26/2020 às 13:01

    A Ordem Templária foi refundada pelo Rei D. Diniz de Portugal e pelo Papa, sete anos após sua extinção, como Ordem de Cristo.

  20. Britto,Bretton,Lê Breton,Bretania(França) Enviado em 05/04/2020 às 16:34

    Na verdade,na verdade o verdadeiro propósito dos Templários depois de De Monlay foram totalmente desviados,um homem como De Monlay em suas últimas horas roga por Deus para que se faça sua justiça,se visse no que sua Ordem se transformou nos dias atuais,são tantas nomenclaturas de ordens pelo mundo…

  21. Marcelo de Paulo Torres Enviado em 08/31/2020 às 22:19

    !

Deixe uma resposta

*