Artigos

Afinidades Psicológicas

Afinidades Psicológicas

“Para que exista amor, se necessita que haja afinidade de pensamento,
afinidade de sentimento, preocupações idênticas.”
– Samael Aun Weor

Muitas pessoas já puderam em algum momento experimentar em suas vidas, situações em que se depara com alguma pessoa que até então não conhecia, e imediatamente não se gosta ou não se sente a vontade, sem ter um motivo aparente. Da mesma forma o contrário, chegando a gostar de determinadas pessoas sem ter um motivo ou fundamento que explique tal sentimento ou pensamento.

Algo também muito curioso são as situações em que mesmo antes de se ter algum tipo de contato ou conversa com uma pessoa que se acaba de conhecer, o mesmo relatado acima ocorre. Ou seja, antes de se conhecer e conversar com uma determinada pessoa que se acaba de conhecer, apenas com uma primeira impressão, já temos uma posição em relação ao nosso Quando se estuda com maior profundidade a psicologia, aprende-se sobre as afinidades psicológicas, que são processos que ocorrem na vida das pessoas de uma forma involuntária, ou seja, não se percebe tais fenômenos ocorrendo.

Isto é possível devido ao estado da mente do ser humano na atualidade, onde não possui controle nenhum de sua mente e de seus processos mentais, devido a grande identificação que se tem com o mundo e seus problemas de todas os tipos, seus sistemas, o stress do dia-a-dia que consome a todos, etc.

Pois cada pensamento emitido por nós gera uma determinada onda no espaço, a qual é propagada, gerando um determinado tipo de vibração. A primeira cultura que estudou e identificou este processo dentro do ser humano foi a cultura Hindu.

Esta vibração que se cria ao redor de uma pessoa, é o que lhe caracteriza, e por afinidade vibratória, as pessoas buscam se relacionar com as pessoas que tem também uma afinidade.

Isto é muito fácil perceber em nossa sociedade: Os amantes das festas gostam de conversar e conviver com pessoas que tem os mesmos gostos e forma de pensar, o mesmo ocorre com todos os tipos de pessoas, tais como músicos, artistas, políticos, religiosos, desportistas, etc.

Dentro de nossa mente ocorre o mesmo, sempre estamos em nossos pensamentos envoltos dentro das situações em que temos maior afinidade. Uma pessoa vaidosa sempre estará sem seus pensamentos lembrando ou imaginando como ficaria com determinada roupa, visual, etc.. Um empresário está sempre pensando em negócios, dinheiro, etc…

Desta forma atraímos ou repelimos situações, pessoas e eventos ao longo da vida.
Por isso que com muita sabedoria proferiu Jesus Cristo: “Me diga com quem andas e direi quem és”. Pois as relações que possui uma pessoa são a exteriorização da sua forma de pensar, sentir e agir em sua vida.

Finalizamos com uma frase do grande sábio Hermes Trimegistro: “Assim como é em cima é embaixo, assim como é dentro é fora, assim como é no macrocosmo é o microcosmo homem.”

Ivan Jessé

 

Uma resposta para "Afinidades Psicológicas"

  1. Anderson Rodrigues da Costa Enviado em 10/30/2017 às 10:51

    Tema 7 do curso de Gnosis – O MUNDA DAS RELAÇÕES
    :)

Deixe uma resposta

*