Artigos

Astrologia Esotérica – Interpretação da Obra de Johfra – Touro

ASTROLOGIA ESOTÉRICA – TOURO 

O oposto complementar à lâmina anterior, de tendência marciana, é de onde rege soberano o amor venusiano, aqui todo paz e prosperidade.
Aqui, Áries evolui, de tal maneira que a força agressiva e iniciadora de Áries adquire um grau a mais, porém agora canalizado para os labores criadores e fecundadores, sem esquecer o princípio de que PARA NASCER SE FAZ NECESSARIO MORRER, assim como a semente, se não morre no solo, não pode germinar. Este é o mito maravilhoso de MITRA que se estende a tantas crenças ao redor do mundo, quase sempre encarnadas na poderosa figura de um touro. Bondade, amizade e tenacidade são atributos dos nativos taurinos. Embora o guerreiro tome uma pausa magnética, arrebatado pela grandeza, fertilidade, e nobreza da paisagem, recupera a força necessária para continuar na dura batalha da senda e da vida.
O panorama zodiacal de Touro é verdadeiramente assombroso: com razão seu oposto complementar na roda zodiacal é o sexual Escorpião. A Lua, como TOURO, “possui cornos”, e ela não só rege a fecundidade como também os ciclos em seus aspectos crescente e minguante.
No meio de uma rosa de sete pétalas, resplandece maravilhoso o número oito ou infinito vertical que configura o signo de TOURO; aos pés do guerreiro encontramos as três (3) rosas do iniciado rosa-cruz; também uma grinalda de rosas acompanha ao redor do marco cor de cobre que contem maravilhosos símbolos alquímicos.
O Cobre, metal deste signo, demarca todas as figuras, e também o Santo Oito nos recordam a lei do Trogo-Auto-Ego-Crático-Cósmico-Comum; além do centro magnético dos planetas.
Todos nós sabemos que nosso planeta tem um coração de cobre e, sendo bom condutor elétrico e magnético, atrai e irradia ao Cosmos e dele assimila suas vibrações.
Três anjos brincam no cenário que nos apresenta o sábio JOHFRA: um deles é o Cupido, o anjo do amor; os outros dois são Elementais que estão brincando inocentemente com o elmo do soldado; observe que o elmo porta a águia alada.
Como um “Cavaleiro Tigre”, o soldado que recupera suas forças leva três vezes o emblema deste animal: dois no ombro e um no peito, posto que deve haver luta pelo Íntimo, com o fim de ser devorado por Saturno-Tigre, pois Saturno (Cronos) é o devorador de seus Filhos-Deuses.
Primeiro, devemos ser serpentes; logo depois teremos que ser devorados pela águia (eis o símbolo do penacho dos guerreiros), graças à aniquilação budista; depois, nos perderemos no Olho de Hórus, e nos dissolveremos mais além do tempo (Saturno) e do espaço, para chegar a ser um ETERNO AGORA, o qual equivale a ser devorado pelo próprio Saturno, o senhor dos pinhos, das rosas e da terra que rege Touro e o domina.
O Touro branco, de áurea cornípeta (cornos em posição de ataque) e colar de rosas, nos recorda a energia cri adora sublimada. A libido em seu poder puro, primordial, é representada como um furioso touro negro (lembremo-nos da lenda de Mitra); porém, quando se logra a Castidade Cientifica, esta é notada, como um touro branco que tem os cornos de ouro e um colar de rosas que mostram feitos, realizações.
Com razão, este “Touro enamorado pela Lua” porta em seu dorso um formoso anjo andrógino, o qual porta uma coroa de rosas na cabeça feito diadema, e na sua mão direita a lamparina que ilumina, mesmo à luz do dia.
Ao fundo, vemos o rio das “Águas Vivas” que vem das montanhas das altas realizações, para onde sobe o “Ermitão” e o “Louco do Tarot”.
Indispensavelmente, como na lâmina anterior, em que o Mago governava tudo, aqui vemos ÍSIS-MARIA, a SACERDOTIZA em seu templo, com suas colunas, romãs, a Lua e o papiro, desvelados na “PEDRA FUNDAMENTAL VIVA”, está lançando suas bênçãos sobre todo o cenário.
Um dos melhores atributos do taurino é a persistência, de maneira que finda seus objetivos, não importando quantas interrupções se apresentem no caminho, nem quanto tempo tenha que esperar.
A pausa do soldado pode se transformar, e ocorre a miúdo, em indolência, já que os nativos de Touro são dados a uma boa mesa e ao desfrute de comodidades; logo, a chave é buscar em qualquer coisa o ato, a atividade do signo anterior.
Touro rege o Verbo e, em geral, os nativos taurinos têm vozes muito agradáveis e são bons cantores e/ou oradores; o Verbo é um “útero-criador”: ratifica a estreita relação que existe entre o Verbo e o Sexo, que são vistos na mesma roda zodiacal; uma pessoa que é impura com o Verbo o é também com o sexo; quando mais impuras são suas palavras, mais impura é a sua atuação sexual. Uma palavra maledicente, inarmônica, insultante, afeta de imediato a energia criadora, e se a palavra é dita com ira, ódio, etc, vai se ativar a força centrifuga e essa energia se perde; quem usa mal o Verbo, não pode ser casto.
TOURO rege a garganta que tem como função a voz, a palavra, e sendo a garganta o útero-criador, como afirma o LOGOS SAMAEL AUN WEOR: “É necessário vigiar atentamente a emissão do Verbo, não emitir palavras vãs, pois, disso teremos que prestar contas, sem esquecer também que o estado sexual se manifesta nas palavras; consequentemente, quanto mais pura é uma pessoa mais sua atuação sexual, mais puras serão suas palavras, mas quanto mais impura for no sexo, mais grosseira será na sua expressão verbal”.
TOURO é governado por Vênus, de maneira que o regente dos taurinos é URIEL, e a ele devem dirigir-se em “adoração” para lhe rogar ajuda na aniquilação de seus defeitos, imaginando-se envolvidos numa aura de cor VERDE.
N. do E.: Na parte superior, à esquerda, temos o selo de Vênus, à direita temos o selo de Haggith (Espírito Olímpico de Vênus). Abaixo do selo de Haggith temos as letras divinas de Vênus. Abaixo das Letras temos o selo do coro de anjos Beni Seraphim.
No canto Inferior temos dois símbolos, eu não achei estes símbolos e li em um livro que eles são símbolos de Asmodelo (em espanhol). Acho que este é um demônio e não vou perder meu tempo procurando por isso.
Do outro lado, de baixo para cima, temos o símbolo de Vênus e os selos de Kedemel e Hagiel (o Espírito de Vênus e a inteligência planetária de Vênus)

DEFEITOS
(somente alguns, dos nativos deste signo):
Ressentir-se ao se ver contrariado; solidão e soberba, resultando ser difícil possuir amigos; amor às posses materiais e ao conforto, excesso de capricho em suas coisas, no trabalho, no amor, nos jogos, e até nos “prazeres da mesa”, com o consequente prejuízo no seu sistema digestivo; indolência.

TOURO E O AMOR
Vênus, o planeta do amor, se impregna vem nos taurinos, amante da graça, da sensualidade, da arte, que é excepcionalmente maravilhosa em “Touro Superior”, o adepto da Castidade Científica, que o torna mais sublime em qualquer expressão do Amor e da Arte, desde o marcial ao estudo das obras de algum pintor ou escultor. Tudo isso lhe dá uma estranha sensibilidade, que escapa às vezes da realidade; consequentemente, muitas vezes não são compreendidos.
Amante das comodidades, busca sempre se resguardar em um lugar seguro. Vênus no homem dá uma forte sensualidade, que o faz um dos mais ardentes do zodíaco. Podem passar por fortes romanticismos, porém passageiros, pois se desiludem rapidamente se o objeto amado mostra imperfeições. Como o touro, apesar de ser educado e calmo, pode se arremeter violentamente, seja para a execução de um plano, de um logro, seja em um ataque de ira que se verifica quando se lhe esgotam a paciência, coisa que é perigosa e jamais deve ser buscada, porque nas iras são incontroláveis e intensos.
Gulosos por temperamento, denotam em suas mãos a varonilidade, em seu rosto a sensualidade venusiana, tendo sua barba e seus lábios bastante sensuais; enquanto que, no caso da mulher, mostra uma voz meiga e nobre, e mãos graciosas, etc. Facilmente vulnerável aos encantos do sexo oposto, ainda que sua sensualidade não seja morbosa, mas sim intensa, limpa e direta.
Ciumento e possessivo ao extremo, pode desconcertar tanto pelos detalhes de sua grande finura e romantismo, como por ser tosco e grosseiro.
Touro Superior busca sempre a uma mulher Urânia-Vênus, uma sublime Sacerdotisa, imaculada e intocável, que seja unicamente para ele, para guardá-la como frágil flor e valiosa joia de todas as imperfeições do mundo. Às vezes generoso ao extremo, em relação à amada, é reservado e egoísta para com seus interesses pessoais.

O HOMEM TAURINO
Graças a Vênus, o sentido estético é forte, resultando importante para ele que sua cara-metade seja elegante (somente para ele), ou seja, muito alinhada, disposta e prolixa.
Violento em sua natureza emocional, intenso nas considerações, jamais se deverá esgotar sua paciência, pois ao investir poderá fazer mais estragos do que um verdadeiro touro Miúra, furioso, dentro de uma sala de jantar de uma casa. Idealista por natureza, pode ser “infiel”, ainda que verdadeiramente isso não seja certo, pois em realidade continua ainda na busca de uma mulher ideal; e se chega a encontrá-la, será terrivelmente fiel e constante. Se não encontra placidez, o conforto e a complementação no lar, poderá andar desconcertado por um tempo, porém, quando encontrar uma nova senda, nada nem ninguém poderá contra ele, pois é pertinaz como poucos, obstinado em demasia e somente o amor a seus filhos poderá retê-los. O taurino nasceu para dar e receber, o que exige e dá com generosidade, pelo que encantará a outros como cônjuge. Nasceu para viver em par, numa vida de intenso amor. Sacrifica-se para dar à sua mulher e aos filhos tudo o que é necessário, e se sente infeliz se não pode fazê-lo, já que necessita dar e receber segurança.

A MULHER TAURINA
Resulta formidável estar Vênus praticamente encarnado na mulher taurina; a discrição, a graça da encantadora feminilidade, e sensualidade nas expressões e no porte são um verdadeiro encanto, bem dotadas em seu corpo físico; tem meios de harmonizar os corpos internos (astral, mental, etc). Um dos defeitos dos taurinos é o rancor e a constância no odiar, ainda que a mulher taurina seja alegre, além de ser brincalhona e sensual. Formidável para encher de beleza venusiana seu lar, nos arranjos e toques pessoais, plenos de encanto e arte
refinados; não é preciso dizer sobre o que se refere à arte culinária que tanto agrada a Touro. Uma mulher taurina é feliz com a arte arquitetônica, agrada-a viver em uma casa de estilo com madeiras entalhadas, ricas cortinas, moveis, tapetes, etc, onde possa receber e dar conforto. Entrega-se plenamente aos seus filhos e ao rol de dona-de-casa, disposta ao sacrifício pelo bem-estar do lar, pois se converte em devota do seu templo-lar e dará o que for para ele, de tal maneira que a esposa ideal, fiel, segura, prestimosa, abnegada, busca em sua casa proteção e encanto (o que exigem os taurinos de seu companheiro), o que tantas vezes é difícil encontrar nas mulheres, por exemplo, nas aquarianas, que só querem sair e andar com suas companhias, esquecidas do caráter doméstico.
É de formidável caráter e estimulante para levar seu marido ao triunfo, pois a ela mesma agrada ascender e melhorar, para o desfrute dos prazeres da vida: festas e acontecimentos do cotidiano.
Mesmo sendo moderada e calma em suas maneiras, no fundo sofre muito pelo seu afã de possessão e zelo. Intensa em virtudes e erros, quando não acha satisfação no matrimonio, uma possível paixão obstinada pode lhe ser muito prejudicial.

TOURO E OS DEMAIS SIGNOS

COM ÁRIES: A tranquilidade taurina pode receber um bom impulso com o fogoso Áries, a mulher se sentira protegida pelo vigor marciano, e o homem saberá unificar as duas virtudes marciano-venusianas para triunfar.
A mulher taurina pode chegar a satisfazer totalmente ao ariano, para evitar uma normal infidelidade deste.
COM TOURO: Seus caracteres se complementam bem, pois unificam suas qualidades de tranquilidade e amor pelo lar; ademais, o que assegura a felicidade são os filhos, já que eles os amam muito; e ambos, sendo sensuais e fecundos, não esperarão em aumentar sua família. As qualidades unificadas lhes darão o triunfo de que necessitam e buscam.
COM GÊMEOS: O racional Gêmeos, se chocará um tanto com o sensual Touro, porém em se esforçando por acabar com seus defeitos, poderão fazer um bom par de tal maneira que podem complementar seus opostos caracteres; assim, o inquieto Mercúrio poderá achar a estabilidade de que necessita. Além disso, Touro será estimulado em sua passividade pela mobilidade e fantasia de gêmeos; complementando-se, assim vai se lograr uma boa dupla.
COM CÂNCER: São dois signos que se complementam: o romantismo e a sensibilidade de Câncer se assentarão sobre o concretismo de Touro de forma correta. Porém, Touro necessita acalmar sua exasperação e tratar de entender o suscetível Câncer, o qual está sempre clamando por atenção, compreensão e ser sempre recordado, coisas que Touro pode dar se se propõe a isto, e se sai do seu isolamento.
COM LEÃO: São muito difíceis para chegar a conformar-se como casal. Touro gosta de seu mando e domínio, é patriarcal por natureza, e a Leão o encanta fazer-se notar, e é mandão; Ambos creem ter a última palavra em tudo, de maneira que no campo do CENTRO EMOCIONAL se verão afetados por choques, o que não se verá nunca no CENTRO SEXUAL, pois ambos são muito excitáveis e fogosos; se tem temperamento mundano, podem se entender muito bem em uma aventura passageira, porém se são de categoria superior e amantes da Sexologia Transcendental, necessitarão de muito esforço para lograr a sublimação.
COM VIRGEM: Virgem, racional, materialista, buscados de comodidades, pode se entender muito bem com Touro, porém desagradará aos taurinos, já que estes são amantes do romantismo e espiritualidade nas relações, o que Virgem não pode dar; de maneira que só se poderiam compreender na busca das coisas não transcendentais, materialistas, mas dificilmente nas sublimes. Sendo ambos reservados, metódicos e pouco extravagantes, suas relações não terão nada de extraordinário, de espetacular.
COM LIBRA: Ambos venusianos, podem lograr uma união duradoura e de perfeito entendimento, pois combinam harmoniosamente as qualidades de Vênus: amor, amor à arte, sentido de devoção conjugal; porém, Libra é um pouco mais exigente em sua sensibilidade, romantismo e ternura.
COM ESCORPIÃO: Como oposto complementar, ou um ou outro aspecto vai dominar: admiração sem limites ou rechaço radical; ambos são intensos, possessivos e ciumentos, o que pode lhes dar certos inconvenientes. Porém, se controlam e aniquilam seus defeitos, podem chegar a formar uma formidável dupla, já que podem se harmonizar nas três ordens indispensáveis para um casal feliz: que pensem, sintam e atuem acordemente.
Especialmente no campo sexual, as relações serão muito intensas e duradouras se lograrem igualar-se em desejos e pensamentos.
COM SAGITÁRIO: Touro é possessivo a tal ponto que chega ao egoísmo, e tal defeito é extremado em sagitário, unicamente no campo sexual é que podem se entender intensamente, mas, no resto são como água e azeite. Touro inferior a Sagitário superior, apontam em direções opostas e vice-versa. Um pouco mais de entendimento se acharia em ambos com boas expectativas astrológicas ou em ambos, com maus aspectos pois assim se entenderiam muito bem ou para o bem ou para o mal.
COM CAPRICÓRNIO: Como signos de terra, ambos são buscadores de segurança e assim podem se entender se são sentimentalmente afins. O apaixonado, o gentil, e carinhoso Touro pode trazer total plenitude diante do inflexível Capricórnio que apresenta uma dura couraça externa de rudeza, porém por dentro estão muito ansioso de intenso amor, o que o taurino pode descobrir e abastecer adequadamente.
COM AQUÁRIO: Touro e Aquário tem formas opostas de ver e de ser, que muito dificilmente podem se concretizar no casal perfeito. Aquário sempre instável, volúvel, inquieto, pode perturbar facilmente ao terrenal, concreto, lento e estável Touro.
COM PEIXES: Ao tranquilo e “ruminador de sonhos” taurino agrada muito a sensibilidade e o idealismo pisciano. Touro, como Capricórnio, é pouco demonstrativo de sua necessidade de afeto, embora o necessite com intensidade, coisa que fornece completa e amplamente, com grande imperiosidade, o pisciano, Peixes não é tão metódico como o sério Touro, e isto pode acarretar inconvenientes.

Extrato da Obra Astrologia Esotérica (Autor Desconhecido)

anterior                                                                                                                                                                                                                                                               próximo

Deixe uma resposta

*