fbpx

Artigos

A Chave dos Triunfadores

“É necessário triunfar na vida. Se você quer verdadeiramente triunfar, deve começar por ser sincero consigo mesmo: reconheça seus próprios erros.” – Samael Aun Weor

chave-triunfadores_zpsfa0ccc51Triunfar é o anelo de todos, porém para isso é necessário ter coragem e ser ousado, pois estes são atributos necessários para nos superarmos em todas as situações da vida.

Triunfo, desde a antiga Grécia, onde se originou o uso desta palavra, símbolo das festas realizadas para os grandes generais após conseguir a vitória em suas batalhas, até hoje em dia é algo que todos buscamos, porém não sabemos como encontrá-lo.

O triunfo ‘exterior’ (negócios, família, relacionamentos,…) necessita primeiramente de um triunfo ‘interior’. E para isto aprendemos através dos estudos gnósticos, os fatores básicos para se atingir o triunfo:

O poder da glândula pineal

pineal_zpsf2a222d8René Descartes (Sec. XVII) assegurava que essa glândula é o assento da alma. Os orientais afirmam que esta glândula é um terceiro olho atrofiado. Quando pensamos em alguém emitimos ondas mentais e estas ondas viajam através do espaço e chega à outra pessoa.Segun do a

cultura Hindu, a glândula pineal de nosso corpo físico é a responsável por esta função de emitir ondas mentais. Este grande poder que nossa glândula pineal possui, e que todos nós temos, também é chamado de força mental.

Tudo se origina na mente, todo projeto inicia na mente (exemplo: a construção de uma casa, de um negócio, de uma viagem, etc).

Por isto se faz necessário aprender a controlar a mente, caso contrário essa força mental se perde através dos diversos pensamentos que nos assaltam durante o dia, impossibilitando desta forma atingir nossos objetivos e concretizarmos nossos projetos. Sendo assim, destaca-se a importância de desenvolver o poder da concentração.

Somos o que somos pela Mente. Platão afirmava que o homem se conhece por seus sonhos, e da mesma forma Freud afirmava que todas as características de uma pessoa se encontram contidas em seus sonhos. Um rico se acha poderoso, e quem o faz achar isto é a mente.

Circunstâncias Favoráveis

Nossos pensamentos, sentimentos e ações formam ao nosso redor o que chamamos de egrégora ou vibração. E esta é capaz de atrair situações positivas ou negativas.

Devemos aprender a unir o pensamento e a ação.

A cristalização de um projeto somente é possível quando as circunstâncias são favoráveis.

E uma das formas de criá-las é reconhecer as boas qualidades das pessoas com as quais nos relacionamos (família, trabalho, amigos, etc.), pois desta forma, cria-se relações harmoniosas com nossos semelhantes, e se faz possível a criação destas circunstâncias favoráveis para obtermos o triunfo.

 “A apreciação sincera dos méritos do próximo é um dos grandes segredos do êxito!” – Samael Aun Weor

Inteligência

Infelizmente se confunde hoje em dia o intelectualismo com autêntica inteligência, pois esta é a real expressão de nossa consciência, daquilo que realmente somos.

E uma das grandes barreiras que existe e que impede o ser humano de expressar o que ele é de verdade, é o medo. Atualmente, vive-se em meios aos medos, de todo tipo: em relação ao dinheiro, família, profissão, empreendimentos, violência, etc.

Por medo deixa-se de dar muitos passos importantes em nossas vidas e por medo fazemos muitas coisas que não gostamos, obstruindo assim nossa livre iniciativa e impedindo nossa criatividade e nossa consciência de se expressarem.

Enfrentar nossos medos e não fugir deles é extremamente necessário, tanto que faz parte dos fatores que nos conduzirão ao triunfo.
  “Aquele que for realmente corajoso nunca terá medo” – Confúcio.

“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar” – William Shakespeare

A solução de todo problema está no próprio problema.

Muitos sábios ao longo da história da humanidade sempre afirmaram que a vida é uma escola.

E algo que impede o homem de alcançar o triunfo dentro desta grande escola chamada vida, são os problemas encontrados em sua trajetória.
Porém, os problemas são inerentes ao homem, e sempre haverá problemas para serem resolvidos, porém a dificuldade está na forma de solucioná-los.

“O mais importante para a solução de todo problema é não identificar-se com ele mesmo” – Samael Aun Weor

meditacao_zps36c9dd48Para resolver um problema se necessita de muita paz e quietude mental. Uma mente agitada, confundida, não pode resolver nenhum problema. Uma prática milenar que ajuda neste processo é a “Meditação”, que desde milhares de anos vem sendo usada por diversas culturas (hinduísmo, budismo, confucionismo, etc…).

Se tivermos um problema muito grave, não podemos nos identificar com o problema, devemos nos retirar a qualquer lugar, tal como um bosque, um parque, uma praia, escutar uma boa música, etc. Logo com sua mente tranqüila e quieta, estando em paz, podemos compreender profundamente o problema, pois a solução de todo problema se encontra nele mesmo.

Um homem sem paz nunca poderá resolver seus problemas. Por isso pensamento e ação corretamente dirigidos, permitem ao homem galgar todos os níveis de consciência e sabedoria necessários para se atingir o triunfo em todas as etapas de sua vida.

Ivan Jessé Martins
Instrutor Gnóstico

Deixe uma resposta

*