fbpx

Artigos

Esoterismo – O que é?

esoterismo.o.que.e.gnosis.brasil

Esoterismo – O que é?

Esoterismo vem da palavra grega esotero (“o que está dentro”, “interior”), em contraponto à palavra exotero(“o que está fora”, “exterior”).

Muito diferente do que se pensa e do que o sensacionalismo midiático difunde, esoterismo não é o que é “estranho”, “exótico” ou simplesmente jogar tarô, búzios, adivinhação etc. Em realidade, esoterismo refere-se ao que está mais oculto no Ser, por isso também há grande relação com o termo “Ciências Ocultas”.

Todas as grandes religiões tiveram sua parte pública e exotérica (ensinado ao povo), e sua parte interna ou esotérica (ensinado aos Iniciados). Os Iniciados não eram a elite social ou intelectual da sociedade, mas uma elite espiritual(não importando se eram de famílias pobres ou ricas) que decidiu dedicar sua vida ao caminho espiritual e a passar por delicadas e duras provas para alcançar o Despertar da Consciência.

A parte esotérica das ordens religiosas era conhecida como Mistérios. “Mistério” vem da palavra latina Misterium, do grego Mysterion, que significa “Doutrina ou Rito Secreto”. Por sua vez, Mysterion vem de Myste, que significa “pessoa iniciada nos segredos”. A raiz de todas essas palavras é Myein (“fechar” ou “fechado”). No latim eclesiástico, Misterium se tornou Sacramentum.

O exoterismo era ensinado através de contos, lendas, mitos, parábolas etc. para ensinar ao povo a voltar-se para uma vida espiritual. Também havia alguns ritos públicos que ensinavam através símbolos e ditos que se direcionavam diretamente à consciência do indivíduo.

Já o esoterismo ensinava o que estava por trás dos mesmos contos, lendas, mitos, parábolas, rituais etc. e sempre se referia ao que está mais oculto no homem: o próprio Homem (seu mundo interior, sua psicologia), que é o mesmo objeto de estudo das chamadas “Ciências Ocultas” ou “Ocultismo”. Também conhecido com o exato termo Gnosis(do grego “Conhecimento”). Também havia rituais mais sagrados, mais fechados, restrito aos Iniciados.

Devido à sacralidade do ensinamento oculto, surgiu a necessidade de criar os ensinamentos exotéricos e esotéricos. Assim, a Gnosis não se perderia na boca do povo, degenerando o conhecimento com o passar do tempo, pois, como diz o ditado: “quem conta um conto, aumenta um ponto”. Os Iniciados, que passavam por diversas provas para adentrar aos Mistérios, davam grande valor e respeito aos ensinamentos e tinham mais consciência da realidade, nunca profanando a Gnosis.

esoterismo.gnosis.brasil.

O objetivo dos Mistérios de todas as religiões, de todos os povos e tempos, era levar o homem, o ser humano, a conhecer diretamente e na prática ao seu próprio Ser Divinal Interior, levá-lo à Autognosis(Autoconhecimento), através de uma orientação regenerativa em todos os níveis do Homem, pois assim eram as Escolas de Regeneração. Isto é o que chamamos de Autorrealização Íntima do Ser.

Portanto, o Conhecimento Secreto esteve no Egito, na Grécia, em Roma, entre os Judeus, Nórdicos, entre os Astecas, Indianos, Tibetanos, Caldeus, Persas etc. através das formas religiosas. Porém, que fique claro que a Gnosis, por estar em todas as religiões, não pode ser confundida com um tipo de sincretismo religioso. É, melhor dizendo, um Conhecimento Síntese.

esoterismo.o.que.e.yin.yang

Atualmente, devido à bancarrota dos valores morais e espirituais, à falta de corretas orientações educacionais e espirituais à humanidade, ao ateísmo e materialismo extremos, a Gnosis deixou de ser um conhecimento velado. O véu da sabedoria foi descerrado nestes tempos para que todos aqueles que possuem inquietudes, pessoas rebeldes contra os valores atuais (ou contra a falta deles), pessoas que buscam uma saída, que questionam “para que serve a vida”, possam encontrar as respostas que buscam e ir além, a mais ocultos lugares, dentro de si mesmos.

 esoterismo.significado.gnosis.brasil

4 respostas para "Esoterismo – O que é?"

  1. Rosa Maria Diniz Pereira Enviado em 09/21/2016 às 13:34

    O corpo fisico é da terra aqui fica.O conhecimento espiritual ajuda entender que o corpo espiritual é o unico que vai ganhar a vida eterna mas por merecimento….amém.

  2. jo. martins costa Enviado em 10/03/2016 às 09:19

    Gostei imenso de saber que existe um site tão bom sobre esoterismo, gostei muito!

  3. António da Cunha Duarte Justo Enviado em 06/01/2017 às 16:18

    O cristianismo nos primeiros séculos debateu-se muito com a gnosis (gnosticismo). A própria liturgia tinha a parte dos catecúmenos e a parte dos iniciados nos mistérios.

  4. António da Conha Duarte Justo Enviado em 06/01/2017 às 16:20

    O cristianismo nos primeiros séculos debateu-se muito com a gnosis (gnosticismo). A própria liturgia tinha a parte dos catecúmenos e a parte dos iniciados nos mistérios.

Deixe uma resposta

Curso Online de

Astrologia

ESOTÉRICA

Aprenda de forma simples e direta os aspectos fundamentais da astrologia como ciência de autoconhecimento para despertar seus dons e capacidades

Curso Online, Ao Vivo e Gratuito
De 04 a 07 de Julho, às 20h