fbpx

Artigos

Filosofia

Filosofia

filosofia-gnosis-brasil

A Filosofia, apesar de suas divisões e subdivisões como a Lógica, a Teoria do Conhecimento, a Ética, a Estética etc. é em si mesma, fora de toda dúvida, AUTORREFLEXÃO EVIDENTE, COGNIÇÃO MÍSTICA DO SER, FUNCIONALISMO COGNOSCITIVO DA CONSCIÊNCIA DESPERTA.

O erro de muitas Escolas Filosóficas consiste em considerar a Psicologia como algo inferior à Filosofia, como algo relacionado unicamente com os aspectos mais baixos e triviais da natureza humana.

Um estudo comparativo das religiões nos permite chegar à conclusão lógica que a Ciência da Psicologia sempre teve associada, de forma muito íntima, a todos os Princípios Religiosos.

Qualquer estudo comparado das religiões nos demonstram que na Literatura Sagrada mais ortodoxa de diversos países e de diferente épocas existem maravilhosos tesouros da Ciência Psicológica.

FIlosofia

Investigações profundas no terreno do Gnosticismo nos permite encontrar essa maravilhosa compilação de diversos autores gnósticos que vem dos primeiros tempos do Cristianismo e que é conhecido sob o título de PHILOKALIA, usada em nossos dias na Igreja Oriental, especialmente para instrução dos monges.

Fora de toda dúvida e sem o menor temor de cair em enganos, podemos afirmar enfaticamente que a Philokalia é essencialmente PURA PSICOLOGIA EXPERIMENTAL.

Nas antigas Escolas de Mistérios da Grécia, do Egito, de Roma, da Índia, da Pérsia, do México, Peru, Assíria, Caldeia etc. etc. etc., a PSICOLOGIA sempre esteve ligada à Filosofia, à Arte Real objetiva, á Ciência e à Religião.

Nos antigos tempos, a PSICOLOGIA ocultava-se inteligentemente nas formas graciosas das Danças Sagradas ou no enigma dos estranhos Hieróglifos ou nas belas esculturas, ou na poesia, ou na tragédia e até na música deliciosa dos templos.

Antes que a Ciência, a Filosofia, a Arte e a Religião se separassem para viver independentemente, a PSICOLOGIA reinou soberana em todas as antiquíssimas Escolas de Mistérios.

Quando os Colégios Iniciáticos fecharam devido ao Kali Yuga ou “Idade Negra” na qual estamos, a PSICOLOGIA sobreviveu no simbolismo das diversas Escolas Esotéricas e Pseudo-Esotéricas do Mundo Moderno e, muito especialmente, no ESOTERISMO GNÓSTICO.

(Excerto da obra “Educação Fundamental”, de Samael Aun Weor)

Deixe uma resposta

*