fbpx

Artigos

Os Manuscritos do Mar Morto

Os Manuscritos do Mar Morto

Os-Manuscritos-do-Mar-Morto.gnosis.brasil

Na década de 1970, Samael Aun Weor, fundador das instituições gnósticas contemporâneas, foi entrevistado pela Radio Universidad no México, e comentou um pouco sobre os Manuscritos do Mar Morto encontrados em Qumram, Israel , em 1947:

Entrevistador: Dr. Samael Aun Weor, em 1947, em umas cavernas do Mar Morto foram encontrados os hoje famosos “Manuscritos do Mar Morto”. O que pode nos dizer a respeito?

Os-Manuscritos-do-Mar-Morto.montanhas.gnosis.brasil

Samael Aun Weor: Certamente, os MANUSCRITOS DO MAR MORTO são propriedade dos ESSÊNIOS. Conseguiram retirar manuscritos metálicos. Custou bastante trabalho sua devida interpretação e tradução, máxime quando tiveram que cortá-los em forma de pequenas lâminas, frase por frase. Porém, logrou-se com bom êxito e hoje os temos em nosso poder, que é o que importa.

Os-Manuscritos-do-Mar-Morto.manuscritos.gnosis.brasil

Trata-se da Sabedoria dos Essênios: uma seita hebraica antiga, com grandes conhecimentos arcaicos. Dita seita vivia, precisamente, nas costas do Mar Morto. Os Essênios, antes de tudo, foram Sábios no sentido mais completo da palavra. Conheceram a Sabedoria Antiga e dedicaram-se a trabalhar sobre si mesmos (falo desde um ponto de vista psicológico). É óbvio que lograram grandes transformações dentro do Psicossomático, do Místico-Sensorial e também dentro do Transcendental. Conseguiram o DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA. O que mais!

E.: A respeito de uma teoria que diz que possivelmente Jesus, o Cristo, foi educado ou formado pelos Essênios. Que fundamentos válidos poderia ter esta afirmação?

S.A.W.: Bom, o que ocorre é que nos “Manuscritos do Mar Morto” cita-se o MESTRE DA RETIDÃO, existente uns cinco séculos antes de Jesus e foi confundido, na verdade, pelo Mestre da Retidão (citado pelos Essênios) com o Jesus histórico, o Grande Kabir.

Mas há que saber entender que o citado Mestre da Retidão, mencionado pelos Essênios, não é propriamente histórico no sentido concreto da palavra. Tenhamo-no como o PROTÓTIPO PSICOLÓGICO INDIVIDUAL do ser humano. Entendido assim, não teremos confusões de nenhuma espécie.

Obviamente que a parte superior do SER em toda criatura humana, segundo antigas Teogonias e velhas tradições que se perdem na noite aterradora de todas as idades é altamente CRÍSTICA.

Os-Manuscritos-do-Mar-Morto.jesus..gnosis.brasil

É uma lástima, verdadeiramente, que hoje se encontram ignorados esses conhecimentos arcaicos. Devido a tal ignorância, a humanidade caiu em uma espécie de antropomorfismo muito grave. Por isso, não é estranho que nestes tempos se faz do CRISTO um personagem meramente histórico, ou antropomórfico, quando deveria fazer-se dele o que verdadeiramente ele é: um PROTÓTIPO DE PERFEIÇÃO HUMANA em cada um de nós.

E.: E a respeito também dos Manuscritos do Mar Morto, pois, fez-se um grande rebuliço quando de seu descobrimento e sobre todas as peripécias para decifra-los. Mas também tenho entendido que logo houve um grande silêncio a esse respeito, isto é, deixou-se de falar por muito tempo desse grande descobrimento. Poderia você indicar-nos alguma razão para isso, o que você acha?

S.A.W.:Certamente, existe, e de muito peso: se em princípio as pessoas se entusiasmaram por tal descobrimento, depois se esfriou, foi  por não poderem entender o sentido de tais Manuscritos e, por fim, lançaram ao esquecimento. Todavia, há pessoas que estudam os PERGAMINHOS DO MAR MORTO. Acredito que valeria a pena estudá-los, porque contém ENSINAMENTOS ESOTÉRICOS TRANSCENDENTAIS que devidamente compreendidas poderiam iluminar muitos rincões obscuros de nossos entendimento.

 

Uma resposta para "Os Manuscritos do Mar Morto"

  1. Nara Matoso Enviado em 07/18/2015 às 01:00

    Deve sim continuar,eu mesmo tenho interesse no assunto.

Deixe uma resposta

*