Já pensou alguma vez na vida sobre o que mais o desagrada? Já refletiu sobre o papel da natureza neste mundo? Por que deseja tanto uma bela casa? Alguns de nós já nos deparamos com tais reflexões, outros, jamais acordarão de tamanho adormecimento. Autoconhecimento é para todos? Quais são as as chaves para alcançá-lo?
O V.M. Samael Aun Weon no livro Tratado de Psicologia Revolucionária escreveu os seguintes questionamentos: “Por que desejais ter um carro último modelo? Por que quereis estar sempre na última moda? Por que cobiças não ser cobiçoso? O que é que mais te ofendeu em um dado momento? O que é que mais o agradou ontem? Por que sentiste superior a fulano ou a fulana de tal, em determinado instante? A que horas te sentiste superior a alguém? Por que te envaideceste ao relatar teus triunfos? Não pudeste calar quando murmuravam sobre outra pessoa conhecida? Recebeste a taça de licor por cortesia? Aceitaste fumar talvez não tendo o vício, possivelmente pelo conceito de educação ou de masculinidade? Tu estás seguro de ter sido sincero naquela conversação? E quando justificas a ti mesmo, e quando te elogias, e quando contas teus triunfos e os relata repetindo o que antes disseste aos demais, compreendeste que eras vaidoso?”
Tantas inquietudes fazem parte do processo de autoconhecimento de qualquer pessoa que decide enfrentar a mecanicidade do diário viver. Compreender as escolhas e o que as motiva é extremamente importante para quem quer se conhecer e conhecer o que carrega dentro de si. Para nos auxiliar nessa busca pessoal pelo autoconhecimento é importante que desenvolvamos três características. São elas: VONTADE, COMPREENSÃO E DISCIPLINA.
A VONTADE é o sentimento que nos leva a fazer algo e buscar nossos objetivos. A vontade deve andar junto com a consciência desperta, para que assim sejamos guiados pelo nosso Real Ser. Desgraçadamente a nossa vontade está presa pelo Ego ou “Eus” (defeitos/agregados psicológicos). Desta forma, cada “Eu” possui sua vontade inconsciente, particular.
“As inumeráveis vontades enfrascadas nos “Eus” chocam-se entre si frequentemente, fazendo-nos, por tal motivo, impotentes, débeis, miseráveis, vítimas das circunstâncias, incapazes.”
(V.M. Samael Aun Weor – Tratado de Psicologia Revolucionária)
A COMPREENSÃO é a capacidade de entender o significado de algo. Desta forma, é importante pontuar que conhecimento e compreensão são diferentes: um é da mente e o outro do coração. Samael aun Weor nos explica que “o mero conhecimento de algo de nada serve; desafortunadamente nestes tempos em que vivemos, o conhecimento tem ido muito mais além da compreensão, porque desenvolvemos exclusivamente o lado do conhecimento, esquecendo lamentavelmente o correspondente lado do Ser”. Conhecer nossos aspectos e compreendê-los é fundamental para toda mudança radical verdadeira.
“A compreensão vem com a auto observação e o trabalho intenso sobre si mesmo.”
(V.M. Samael Aun Weor – Tratado de Psicologia Revolucionária)
A DISCIPLINA refere-se aos comportamentos determinados e constantes. Devemos estar dispostos a nos observar diariamente. Na literatura deixada pelo V.M. Samael Aun Weor e V.M. Lakhsmi Daimon encontramos diversas práticas que nos auxiliam no processo de autoconhecimento, para tanto é fundamental desenvolvermos a disciplina.
A vontade, a compreensão e disciplina são indispensáveis para todo aquele que deseja empreender uma viagem nos caminhos do autoconhecimento. Afinal, se conhecer é um processo motivado por eventos e estados do dia-a-dia e provoca inúmeras mudanças em vários níveis emocionais e psicológicos no mundo interior da pessoa e, que consequentemente, também impacta fortemente no mundo exterior também.
Fabiane Padova
Ótimo artigo.
Paz Inverencial.
Ótimo, esses Aspectos..
Amém, Amém, Amém.
Muito esclaredor! Uma bússola para o início da jornada do autoconhecimento…
vontade- superação
compreensao- aceitação
auto-conhecimento- reflexao