fbpx

Artigos

3 Aspectos Fundamentais do Autoconhecimento: Vontade, Compreensão e Disciplina

Já pensou alguma vez na vida sobre o que mais o desagrada? Já refletiu sobre o papel da natureza neste mundo? Por que deseja tanto uma bela casa? Alguns de nós já nos deparamos com tais reflexões, outros, jamais acordarão de tamanho adormecimento. Autoconhecimento é para todos? Quais são as as chaves para alcançá-lo?

 

O V.M. Samael Aun Weon no livro Tratado de Psicologia Revolucionária escreveu os seguintes questionamentos: “Por que desejais ter um carro último modelo? Por que quereis estar sempre na última moda? Por que cobiças não ser cobiçoso? O que é que mais te ofendeu em um dado momento? O que é que mais o agradou ontem? Por que sentiste superior a fulano ou a fulana de tal, em determinado instante? A que horas te sentiste superior a alguém? Por que te envaideceste ao relatar teus triunfos? Não pudeste calar quando murmuravam sobre outra pessoa conhecida? Recebeste a taça de licor por cortesia? Aceitaste fumar talvez não tendo o vício, possivelmente pelo conceito de educação ou de masculinidade? Tu estás seguro de ter sido sincero naquela conversação? E quando justificas a ti mesmo, e quando te elogias, e quando contas teus triunfos e os relata repetindo o que antes disseste aos demais, compreendeste que eras vaidoso?”

 

Tantas inquietudes fazem parte do processo de autoconhecimento de qualquer pessoa que decide enfrentar a mecanicidade do diário viver. Compreender as escolhas e o que as motiva é extremamente importante para quem quer se conhecer e conhecer o que carrega dentro de si. Para nos auxiliar nessa busca pessoal pelo autoconhecimento é importante que desenvolvamos três características. São elas: VONTADE, COMPREENSÃO E DISCIPLINA.

A vontade é uma força que nos faz ir além

 

A VONTADE é o sentimento que nos leva a fazer algo e buscar nossos objetivos. A vontade deve andar junto com a consciência desperta, para que assim sejamos guiados pelo nosso Real Ser. Desgraçadamente a nossa vontade está presa pelo Ego ou “Eus” (defeitos/agregados psicológicos). Desta forma, cada “Eu” possui sua vontade inconsciente, particular.

 

“As inumeráveis vontades enfrascadas nos “Eus” chocam-se entre si frequentemente, fazendo-nos, por tal motivo, impotentes, débeis, miseráveis, vítimas das circunstâncias, incapazes.”

(V.M. Samael Aun Weor – Tratado de Psicologia Revolucionária)

      Exercitar a compreensão faz parte do processo de autoconhecimento

A COMPREENSÃO é a capacidade de entender o significado de algo. Desta forma, é importante pontuar que conhecimento e compreensão são diferentes: um é da mente e o outro do coração. Samael aun Weor nos explica que “o mero conhecimento de algo de nada serve; desafortunadamente nestes tempos em que vivemos, o conhecimento tem ido muito mais além da compreensão, porque desenvolvemos exclusivamente o lado do conhecimento, esquecendo lamentavelmente o correspondente lado do Ser”. Conhecer nossos aspectos e compreendê-los é fundamental para toda mudança radical verdadeira.

“A compreensão vem com a auto observação e o trabalho intenso sobre si mesmo.”

(V.M. Samael Aun Weor – Tratado de Psicologia Revolucionária)

A DISCIPLINA refere-se aos comportamentos determinados e constantes. Devemos estar dispostos a nos observar diariamente. Na literatura deixada pelo V.M. Samael Aun Weor e V.M. Lakhsmi Daimon encontramos diversas práticas que nos auxiliam no processo de autoconhecimento, para tanto é fundamental desenvolvermos a disciplina.

             A disciplina é a ponte entre as metas e as realizações

A vontade, a compreensão e disciplina são indispensáveis para todo aquele que deseja empreender uma viagem nos caminhos do autoconhecimento. Afinal, se conhecer é um processo motivado por eventos e estados do dia-a-dia e provoca inúmeras mudanças em vários níveis emocionais e psicológicos no mundo interior da pessoa e, que consequentemente, também impacta fortemente no mundo exterior também.

Fabiane Padova

4 respostas para "3 Aspectos Fundamentais do Autoconhecimento: Vontade, Compreensão e Disciplina"

  1. Evelyn Sathy Enviado em 03/25/2020 às 08:37

    Ótimo artigo.
    Paz Inverencial.

  2. Alini Sonaglio Vargas. Enviado em 04/01/2020 às 13:23

    Ótimo, esses Aspectos..
    Amém, Amém, Amém.

  3. Giselene Enviado em 04/10/2021 às 13:05

    Muito esclaredor! Uma bússola para o início da jornada do autoconhecimento…

  4. Marilucia Souza Enviado em 05/15/2021 às 06:22

    vontade- superação
    compreensao- aceitação
    auto-conhecimento- reflexao

Deixe uma resposta