Psicologia

A Ilusão dos Sentidos

A Ilusão dos Sentidos Algumas perguntas freqüentes assolam a mente do inquieto investigador das grandes verdades: “Será mesmo real isso que se apresenta diante de mim?” ou “Coincidirá com a verdade isso que meus sentidos conseguem perceber?”. Essas perturbadoras indagações têm motivado os mais nobres pensadores e os mais transcendentes espiritualistas. O Mito da caverna…

Projeções da Mente e a necessidade do Despertar

Projeções da Mente e a necessidade do Despertar É chegada a hora de aprofundarmos esta questão e considero que o mais importante é “deixar de sonhar”. Os sonhos, na realidade não são mais que meras Projeções da Mente e portanto, são ilusórios, não servem. É precisamente o “Ego” quem projeta os sonhos e obviamente esses…

O Super-homem. Sua criação e a união com o Real Ser.

Super-homem Sua criação e a união com o Real Ser. “Eu vos ensino o super-homem. O homem é algo que deve ser superado. Que fizestes para superá-lo?” – Nietzsche, Assim Falou Zaratustra, p. 13 Um código de Anahuac disse: “Os Deuses criaram aos homens de madeira e depois de tê-los criado os fusionaram com a divindade”,…

Trabalho Esotérico Gnóstico

Trabalho Esotérico Gnóstico O Trabalho Esotérico Gnóstico relaciona-se com as mudanças internas e conscientes que deve realizar um estudante, com mente clara e aberta à comprovação sobre sua realidade interior.   Para iniciar uma mudança real e séria em nós mesmos, é indispensável que conheçamos as leis do Trabalho  Esotérico Gnóstico, segundo as quais é…

Imaginação e Fantasia. Qual a diferença entre elas?

Imaginação e Fantasia. Qual a diferença entre elas? Convém que façamos uma plena diferença entre a imaginação dirigida voluntariamente e a imaginação mecânica. Inquestionavelmente, a imaginação dirigida é imaginação consciente; para o sábio, imaginar é ver. A imaginação consciente é o meio translúcido que reflete o firmamento, os mistérios da vida e da morte, o…

Eus Causa O que são

Eus Causa O que são?

Eus Causa | O que são? Os Eus causa são aqueles eus que estão vinculados com as leis de causa e efeito, saiba neste artigo o que são e como trabalhar para eliminá-los Os múltiplos elementos subjetivos constituintes do EGO tem raízes causais. Os eus causas estão vinculados às leis de causa e efeito. Obviamente,…

A Compreensão na Dissolução do Ego

A Compreensão na Dissolução do Ego A segunda fase ou etapa no trabalho psicológico sobre si mesmo, é a compreensão, a qual tem como finalidade analisar e julgar a maneira de atuar de cada defeito separadamente. O Eu se processa em séries e mais séries de pensamentos, sentimentos, desejos, ódios, hábitos, etc. O Eu sempre…

A Organização da Psique

A Organização da Psique  Vamos iniciar nossa cátedra, poderemos denominá-la INTUIÇÃO. Antes de tudo temos que começar pela base – o homem. De onde viemos? Para onde vamos? Qual é o objetivo de nossa existência? Para que e por que existimos? Temos aqui uma série de interrogações que deveremos adotar e resolver. Nasce uma criança…