Gnosis O que é?

Gnosis – O que é?

Gnosis - O que é?

Gnosis vem do grego e significa “conhecimento”.

Quando falamos em Gnosis, queremos nos referir ao conhecimento universal, ou seja, Gnosis é a ciência que estuda todas as coisas: a natureza, a vida, o universo e suas leis, com o objetivo concreto de compreender a natureza humana e descobrir quem somos, de onde viemos, para onde vamos e por que existimos.

Gnosis é o conhecimento que apresenta como síntese uma sabedoria transcendental e transformativa. Este conhecimento é muito antigo e esteve presente em diversas culturas e nos maiores berços do conhecimento: a escola dos Egípcios, a Biblioteca de Alexandria, os Essênios, os Templários, na China, na Índia, Tibet, Japão, os Astecas, Maias, Incas e muitas outras culturas e tradições milenares.

Por mais importante que seja a cultura na vida de uma pessoa, ela por si só não pode levar ninguém a adquirir as qualidades que irão conduzi-lo à felicidade, como a serenidade, a determinação, a compaixão e a lucidez.

Dentro de nossa CONSCIÊNCIA está depositado todo conhecimento que necessitamos, porém em estado embrionário, latente e quando o ser humano se prepara para expressar essa Sabedoria, ela vem à tona.

Essa percepção produz grandes transformações na forma de pensar e de agir frente às circunstâncias da vida e essa transformação interior permite ao ser humano se libertar de seus próprios equívocos, que se originam muitas vezes por uma distorcida percepção do mundo e da realidade.

Aristóteles dizia que toda a Sabedoria do universo já está dentro do homem, só é preciso aprender a acessá-la. Carl Gustav Jung (eminente psicanalista e admirador do gnosticismo) ensinava que dentro do ser humano estão os próprios arquétipos da criação, ou seja, as fórmulas ou princípios que estão na raiz de todas as coisas.

A Gnosis conduz o Ser Humano a buscar a verdade mais além de suas predisposições.

Utilizando para isso, sua própria Consciência para discernir a verdade em meio às ilusões, tornando-se um investigador prático: observa, investiga, intui e experimenta.

A Gnosis não é um conhecimento que temos que aprender, o que temos que aprender é permitir que essa Sabedoria se manifeste e isso se consegue mediante o AUTO CONHECIMENTO.

“Advirto-te, seja tu quem fores, oh, tu que desejas sondar os arcanos da natureza, que se não achas dentro de ti mesmo aquilo que buscas, tampouco poderá achá-lo fora. Se tu ignoras as excelências de tua própria casa, como pretendes encontrar outras excelências? Em ti está oculto o tesouro dos tesouros. Oh, Homem! Conhece a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.” – Inscrição do Templo de Delphos – Grécia

gnosis-o-que-é-pilares-

A Gnosis tem como alicerce 4 pilares que conduzem o Ser Humano a sabedoria: Arte, Ciência, Filosofia e Religião.

Gnosis como Ciência – Através dos elementos mais importantes da ciência, que são a prática e a experimentação, buscamos adquirir o conhecimento direto, observando e investigando os diversos sistemas da natureza e do homem, com a finalidade de analisar, estudar e compreender o complexo mecanismo humano.

Gnosis como Arte – Arte sintetiza-se na transformação. A matéria bruta é transformada em obra de arte. O escultor transforma uma pedra bruta em uma linda escultura, o musico transforma notas musicais em uma bela sinfonia. Assim como o artista realiza essa transformação, cada pessoa deve se converter em um artista de si mesmo, lapidando e transformado a forma de pensar, sentir e agir.

Gnosis como Filosofia – A filosofia tem por objetivo a mudança de percepção, criando dentro do indivíduo os motivos necessários para mudar a maneira de viver. Praticar a filosofia é aprender a refletir e a pensar por si mesmo, é contemplar a natureza, o universo, as circunstâncias, com a intenção de descobrir o mistério que cada coisa guarda dentro de si. Ou seja, filosofia tanto é a busca por respostas como também a compreensão que vamos adquirindo para viver com Sabedoria.

Gnosis como Religião – É necessário compreender que atualmente o termo “religião” tornou-se banal, caiu em descrédito e não traduz o sentido original e etimológico da palavra. Religião vem do latim “religare”, voltar a ligar, ou seja, voltar a unir-se ao que há de divino dentro do próprio homem. Assim, a religião verdadeira não depende de se freqüentar um templo. Religião é um sentimento que se manifesta nas atitudes e no estilo de vida da pessoa.

A Gnosis como Religião busca estudar a ciência que existe dentro dos mitos religiosos, por trás dos símbolos, por trás das diferentes formas religiosas. Assim, a Gnosis como Religião busca a reintegração do homem com as forças superiores que existem no universo e dentro do próprio ser humano, buscando para isso a ciência que existe nas religiões. A Gnosis ensina A DOUTRINA DA SÍNTESE, porque sintetiza o conhecimento a fim de torná-lo prático e acessível a todos.

gnosis o que é contato