DEMOCRACIA LATINO AMERICANA
Necessitamos ter fé na Democracia Latino-Americana, porém fé consciente*(1), não unicamente fé cega. Desgraçadamente nestes instantes de crise mundial existe em nosso continente dúvida sobre efetividade positiva desta forma de convivência. Tempestuosos ventos revolucionários açoitam nestes instantes a nossa querida terra LATINO-AMERICANA.
As pessoas estão inconformes e angustiadas, há fome e pessoas com fome não creem na Democracia. O estado social econômico da América é desastroso, e o Estado Político é cruel e desapiedado. A Democracia se desenvolve dialeticamente e se queremos compreender, de forma íntegra, sua Essência e sua Filosofia, devemos estudá-la profundamente.
É absurdo dizer que a Democracia se desenvolveu corretamente, a realidade é que hoje em dia a Democracia é apenas um ideal, um desejo, uma meta onde queremos chegar cedo ou tarde.
Se realmente amamos a democracia não devemos ter uma fé cega, necessitamos abrir os olhos para a realidade da vida e ter fé, muita fé, mas Fé Consciente.
A democracia latino-americana tem suas falhas, seus perigos, seus venenos e também seus antídotos, assinalá-los, indicá-los, é realmente nosso dever.
É urgente, é necessário estudar os vários ingredientes contidos nessa Taça de Ouro que se chamada DEMOCRACIA.
Democracia não é o governo da minoria. Democracia não é o governo da maioria. A Democracia é o governo de todos, no qual se refletem sabiamente as maiorias e minorias.
A Sociedade é a extensão do Indivíduo, e o que é o indivíduo, é a sociedade.
Se queremos verdadeiramente uma sociedade de homens livres, precisamos que o indivíduo se torna livre.
Não podemos conceber inteligentemente uma sociedade perfeita, dona de seus próprios destinos, se o indivíduo não é perfeito e dono de seus próprios destinos.
Não podemos conceber uma sociedade sem governos, enquanto o indivíduo não saiba governar a si mesmo.
A suprema aspiração democrática, é um mundo sem governos.
O indivíduo atual não sabe governar a si mesmo e, por isso, necessita que o governem.
O titular verdadeiro do Poder Público é o povo, em sua totalidade, e não um ou vários predestinados.
Não negamos que o poder possa ser delegado, mas sim afirmamos que o poder é uma concessão do Povo.
A Ideia Democrática é compatível com todas as formas do Governo Democrático.
A Ideia Democrática não é compatível com formas de governos totalitários, sejam esses de extrema direita ou extrema esquerda.
Democracia é algo mais do que um governo, Democracia é a ordem social sabiamente estabelecida por homens e mulheres livres.
Quando chegar a uma perfeição, os governos desaparecerão por inúteis e desnecessários.
Democracia é o povo sabiamente organizado. Democracia não é, tampouco, o apoio equivocado que o povo dá a um ditador vitalício.
Democracia é o Estado Consciente de todo o homem verdadeiramente livre.
Não podemos conceber a democracia sem ANELOS HUMANISTAS.
Não podemos conceber a democracia sem garantias sociais.
O Estado Democrático é o agente em todas as atividades do povo.
O Governo Democrático depende da vontade do povo.
As ditaduras de extrema direita ou extrema esquerda afogam em sangue a opinião pública.
A Democracia não pode jamais ser um estado Estático, a Democracia é essencialmente DINÂMICA.
A Democracia não pode enquadrar-se dentro de um molde rígido. A Democracia não pode engarrafar-se. A Democracia deve fluir livremente com o doce fluir do pensamento.
Samael Aun Weor
- Fé consciente é normalmente referida pelo autor como uma atitude de otimismo realista, não crença, senão agir por compreender a realidade.
Eu concordo com o que o Mestre Samuel diz, e diria mais, a democracia que vivemos está mais p/ um governo de face demoniaca do que de Luz. Talvez precisasse criar uma Cristocracia, em que pelo menos se preservasse os preceitos Cristãos de amor e direitos a todos. As vezes acho que lamentavelmente a humanidade parece cada vez mais distante do Divino.