Artigos

O Calendário Asteca

O Calendário Asteca

O-Calendario-Asteca-Gnosis-Brasil

1 – OCELOTONATIUH ( O Sol de Jaguar)

O Sol de Jaguar é o símbolo da primeira das quatro idades da Terra. Acredita-se que nesta época o mundo era povoado por gigantes, os quais foram devorados pelos jaguares. O jaguar aparece adornado com o “espelho fumegante”, símbolo do deus Tezcatlipoca.

2 – EHECATONATIUH (O Sol de Vento)

O Sol de vento simboliza a segunda idade. A humanidade foi destruída por furacões e os sobreviventes converteram-se em macacos. O deus dessa época foi Quetzalcoatl.

3 – QUIAUHTONATIUH (O Sol de Chuva)

O deus que regeu essa era foi Tlaloc, o deus da chuva. Acredita-se que a humanidade daquele tempo tenha sido destruída por uma chuva de fogo. Os sobreviventes foram convertidos em aves.

4- ATONATIUH ( Sol de Água)

Nessa quarta era, a humanidade foi destruída por um dilúvio. Eis a submersão da Atlântida, bem como o dilúvio universal narrado na Bíblia. Os sobreviventes converteram-se em peixes. Esta era está representada por uma vasilha de água e pela deusa Chalchiuhtlicue.

A quinta idade cosmogênica parece não estar suficientemente decifrada. Há um símbolo: OLLIN, o qual significa movimento e que unido a um numeral nos indica a data da destruição da quinta raça, a dos arianos, a nossa raça. O hieróglifo é formado por um signo convencional que expõe as garras de Tonatiuh e as representações dos quatro sóis anteriores.

A figura que aparece no meio é o símbolo de João, aquele que profetiza.

(Samael Aun Weor)

Deixe uma resposta

*