fbpx

Artigos

Medicina Natural

Medicina Natural

 

“Deus e a Natureza não fazem nada inutilmente” Aristóteles

 

Fomos chamados a ser Reis e Rainhas da Natureza. Porém, nos distanciamos desta nobre missão à medida que desenvolvemos em nós os agregados psíquicos que aprisionam a consciência e nos fazem viver de forma mecânica.

Por isso, faz parte do processo de desenvolvimento espiritual e despertar o retorno à natureza. Nela, há todos os recursos que precisamos para curar nossos corpos enfermos. Para isso, precisamos recuperar a mística e perceber cada ser vivo como um ser sagrado. Precisamos apresentar a respeitar a vida em todas as suas formas.

Essa integração nos devolve a saúde que tanto precisamos. Para a Sabedoria Gnóstica Saúde é reserva de vida, é a sábia utilização do capital vital, da reserva de energia, que recebemos ao nascer.

 

“A doença é fruto de transgressões a leis da conservação natural de saúde, a natureza tende a conservar em nosso corpo a vida e a saúde.” (Hipócrates)

 

A Natureza sempre busca manter a saúde em todas as suas criações. Para tanto, nós devemos nos integrar com essa Mãe Natureza e viver nossa vida dentro desse ordenamento natural que mantém a vida, fazendo consciência de que somente cumprindo as leis dadas pela natureza teremos felicidade e saúde em abundância.

 

A medicina é um sacerdócio, é um ofício sagrado 

 

Os sete médicos da Natureza

A própria natureza possui seus sete médicos que nos ajudam a manter a vida em equilíbrio. Eles são:

 

1º O Ar: Hipócrates ensina que o Ar é o primeiro alimento e o primeiro medicamento. Assim sendo, devemos praticar todos os dias, na aurora, a ciência prânica para carregar nosso organismo de forças superiores com exercícios respiratórios;

 

2º A Água:o corpo humano é composto por aproximadamente 60% água. Ela é fundamental para a vida tanto no planeta quanto dentro de nós. Recomenda-se ingerir cerca de 2L por dia. A água também atua de forma muito efetiva na eliminação de toxinas. Devemos nos integrar aos elementais da água também por meio de nossas práticas.

 

3º A Luz Solar: O poder curativo do Sol é conhecido desde a antiguidade. Médicos como Hipócrates, Paracelso e outros sempre destacaram a ação benéfica da Luz Solar para fortalecer o organismo e ativar os mecanismos de cura, tais como:

1- Aumenta a imunidade de nosso organismo;
2- Estimula as glândulas endócrinas e do crescimento das crianças;
3- Estimula o metabolismo em geral e a utilização de oxigênio pelos tecidos;
4- Estimula as funções orgânicas relacionadas com a formação de células sanguíneas;
5- Formação da Vitamina D;
6- Efeito bactericida, protegendo-nos das infecções.

Recomenda-se a cada manhã saudar o Sol com esta oração: “Sol Espiritual Invisível, Verbo Divino, Tu que estás dentro e fora de mim dá-me sua Luz, dá-me seu Amor, dá-me sua Força para unir-me a Ti e amar a meu próximo como a mim mesmo”.

 

4º A Terra: é recomendado o uso da argila, os enterramentos, os banhos de barro para a absorção das toxinas e também como remineralizante do corpo.

 

5º A Alimentação Saudável: Hipócrates, o Grande Mestre da Medicina disse: “que teu alimento seja teu medicamento e que teu medicamento seja teu alimento”. Os alimentos que fortalecem nossa energia se dividem em três:

1 – Alimentos Regeneradores: Vitaminas, enzimas e minerais;
2 – Alimentos Construtores: Aminoácidos e proteínas;
3 – Alimentos Energéticos: Calorias.

 

6º Os Exercícios: movimento é inerente à saúde e à vida. O Exercício ativa e regula a circulação do sangue no organismo e também determina o aporte de sangue fresco aos tecidos e aos órgãos possibilitando a evacuação dos dejetos pelo sangue venoso. O exercício aumenta a beleza, fortalece o coração e ajuda a vencer a depressão. Recomendam-se caminhadas ao ar livre, se possível, em lugares de abundante vegetação, bosques, praias, etc.

 

 

7º Terapias Naturais: s plantas medicinais são uma verdadeira farmácia e muito completa para tratar, curar e sanar qualquer doença que se apresente em nossa vida.  Existem mais de dois mil fitos nutrientes distintos. As categorias mais comuns e benéficas são: os Carotenoides, os Limonoides, os Flavonoides, os Flavon 3-OL, os Glucosinolatos e os Indóis.

“São as plantas medicinais as que guardam em seu interior a bondade, a sabedoria e os fito nutrientes mais preciosos para manter nossa saúde e nossa vida, porque elas são entidades viventes, ou seja, os elementais”.  Olivo Cárdenas Quintero

 

 

Faz-se urgente recordarmos que somos filhos da Mãe Natureza. Os elementais que habitam nos animais, nas plantas e em todos os seres da criação são nossos irmãos. Precisamos nos integrar e respeitá-los. Pensar no Planeta como um grande ser vivo, nossa casa, que deve ser cuidada com muito amor e dedicação.

 

Precisamos desenvolver uma sensibilidade, um amor consciente para respeitar, cuidar e proteger a vida em todas as suas formas e manifestações.

 

Raila Maciel

2 respostas para "Medicina Natural"

  1. Georgete Enviado em 09/01/2020 às 18:22

    Gratidão

  2. Black Lucas Enviado em 09/18/2020 às 22:37

    Gratidão!!

Deixe uma resposta

*