Medicina Natural
“Deus e a Natureza não fazem nada inutilmente” Aristóteles
Fomos chamados a ser Reis e Rainhas da Natureza. Porém, nos distanciamos desta nobre missão à medida que desenvolvemos em nós os agregados psíquicos que aprisionam a consciência e nos fazem viver de forma mecânica.
Por isso, faz parte do processo de desenvolvimento espiritual e despertar o retorno à natureza. Nela, há todos os recursos que precisamos para curar nossos corpos enfermos. Para isso, precisamos recuperar a mística e perceber cada ser vivo como um ser sagrado. Precisamos apresentar a respeitar a vida em todas as suas formas.
Essa integração nos devolve a saúde que tanto precisamos. Para a Sabedoria Gnóstica Saúde é reserva de vida, é a sábia utilização do capital vital, da reserva de energia, que recebemos ao nascer.
“A doença é fruto de transgressões a leis da conservação natural de saúde, a natureza tende a conservar em nosso corpo a vida e a saúde.” (Hipócrates)
A Natureza sempre busca manter a saúde em todas as suas criações. Para tanto, nós devemos nos integrar com essa Mãe Natureza e viver nossa vida dentro desse ordenamento natural que mantém a vida, fazendo consciência de que somente cumprindo as leis dadas pela natureza teremos felicidade e saúde em abundância.
A medicina é um sacerdócio, é um ofício sagrado
Os sete médicos da Natureza
A própria natureza possui seus sete médicos que nos ajudam a manter a vida em equilíbrio. Eles são:
1º O Ar: Hipócrates ensina que o Ar é o primeiro alimento e o primeiro medicamento. Assim sendo, devemos praticar todos os dias, na aurora, a ciência prânica para carregar nosso organismo de forças superiores com exercícios respiratórios;
2º A Água:o corpo humano é composto por aproximadamente 60% água. Ela é fundamental para a vida tanto no planeta quanto dentro de nós. Recomenda-se ingerir cerca de 2L por dia. A água também atua de forma muito efetiva na eliminação de toxinas. Devemos nos integrar aos elementais da água também por meio de nossas práticas.
3º A Luz Solar: O poder curativo do Sol é conhecido desde a antiguidade. Médicos como Hipócrates, Paracelso e outros sempre destacaram a ação benéfica da Luz Solar para fortalecer o organismo e ativar os mecanismos de cura, tais como:
1- Aumenta a imunidade de nosso organismo;
2- Estimula as glândulas endócrinas e do crescimento das crianças;
3- Estimula o metabolismo em geral e a utilização de oxigênio pelos tecidos;
4- Estimula as funções orgânicas relacionadas com a formação de células sanguíneas;
5- Formação da Vitamina D;
6- Efeito bactericida, protegendo-nos das infecções.
Recomenda-se a cada manhã saudar o Sol com esta oração: “Sol Espiritual Invisível, Verbo Divino, Tu que estás dentro e fora de mim dá-me sua Luz, dá-me seu Amor, dá-me sua Força para unir-me a Ti e amar a meu próximo como a mim mesmo”.
4º A Terra: é recomendado o uso da argila, os enterramentos, os banhos de barro para a absorção das toxinas e também como remineralizante do corpo.
5º A Alimentação Saudável: Hipócrates, o Grande Mestre da Medicina disse: “que teu alimento seja teu medicamento e que teu medicamento seja teu alimento”. Os alimentos que fortalecem nossa energia se dividem em três:
1 – Alimentos Regeneradores: Vitaminas, enzimas e minerais;
2 – Alimentos Construtores: Aminoácidos e proteínas;
3 – Alimentos Energéticos: Calorias.
6º Os Exercícios: movimento é inerente à saúde e à vida. O Exercício ativa e regula a circulação do sangue no organismo e também determina o aporte de sangue fresco aos tecidos e aos órgãos possibilitando a evacuação dos dejetos pelo sangue venoso. O exercício aumenta a beleza, fortalece o coração e ajuda a vencer a depressão. Recomendam-se caminhadas ao ar livre, se possível, em lugares de abundante vegetação, bosques, praias, etc.
7º Terapias Naturais: s plantas medicinais são uma verdadeira farmácia e muito completa para tratar, curar e sanar qualquer doença que se apresente em nossa vida. Existem mais de dois mil fitos nutrientes distintos. As categorias mais comuns e benéficas são: os Carotenoides, os Limonoides, os Flavonoides, os Flavon 3-OL, os Glucosinolatos e os Indóis.
“São as plantas medicinais as que guardam em seu interior a bondade, a sabedoria e os fito nutrientes mais preciosos para manter nossa saúde e nossa vida, porque elas são entidades viventes, ou seja, os elementais”. Olivo Cárdenas Quintero
Faz-se urgente recordarmos que somos filhos da Mãe Natureza. Os elementais que habitam nos animais, nas plantas e em todos os seres da criação são nossos irmãos. Precisamos nos integrar e respeitá-los. Pensar no Planeta como um grande ser vivo, nossa casa, que deve ser cuidada com muito amor e dedicação.
Precisamos desenvolver uma sensibilidade, um amor consciente para respeitar, cuidar e proteger a vida em todas as suas formas e manifestações.
Raila Maciel
Gratidão
Gratidão!!