Existem duas vias pelas quais conduzimos a nossa existência: uma via é a vida, horizontal, mecânica, eventual (marcada por eventos), onde nascemos, crescemos nos reproduzimos e morremos e, assim, nos diferenciamos pouco ou quase nada dos outros animais; a outra via é o Caminho, que rompe com essa horizontalidade, pois ele se faz em outro sentido, o vertical, que vai em direção ao Divino.
Este é o caminho do autoconhecimento, da Gnosis aplicada dentro de nós.
O Caminho e a Vida se cruzam formando uma cruz, a cruz é um símbolo repleto de significados, nela estão encerrados os três fatores de revolução da Consciência: a morte psicológica ou morte dos nossos defeitos; o nascimento espiritual através da união sexual do homem e da mulher que é a própria alquimia; e o sacrifício que é representado pelo Cristo.
“Eu sou o Caminho, a verdade e a vida e ninguém vai ao Pai se não por mim”, disse Jesus, o Cristo. Por isso, a única forma de retornarmos ao Pai é trilhando o Caminho da Cruz, ou seja, seguindo o caminho que o próprio Cristo nos deixou através de seus ensinamentos. Para que a cruz se forme é necessário que a vida e o caminho se interliguem, ou seja, os eventos da vida devem ser usados da maneira correta para que avancemos no caminho espiritual. Esta é a própria iniciação.
“A iniciação nada mais é do que a vida sabiamente vivida, como? Com retidão e Amor”( Samael Aun Weor)
Ter retidão é andar pelo caminho reto, o caminho do meio, obedecendo ao Ser, cumprindo com os preceitos, os mandamentos de Deus. À medida que vamos passando por essas provas de maneira reta, obedecendo as Leis de Deus e nos mantendo firmes em nosso propósito, vamos adquirindo méritos e nos reaproximando do nosso Ser. Por isso que se diz que a Iniciação é o ingresso no Caminho que nos levará de volta a casa do Pai.
A Senda Iniciática é um processo de preparação, que não acontece da noite para o dia, mais exige um trabalho muito sério e dedicado daquele que deseja ser um verdadeiro iniciado. A iniciação é algo profundamente interno e individual. Uma pessoa que fala sobre suas iniciações, que diz eu sou um iniciado de tal ou qual grau, ou ela mente ou ignora completamente o que é isso e de toda forma mente. É a Alma que recebe as Iniciações. Trata−se de algo muito íntimo, que não se anda dizendo e nem se deve contar a ninguém.
O Guardião do Umbral: ver o guardião do umbral é ver a nós mesmos como realmente somos, sem máscaras. É o espelho vivo de nossas próprias maldades. Por isso, o confronto é terrível. Mas, se o candidato usa a sua porcentagem de consciência desperta e consegue se manter sereno, então vence a prova, pois o guardião foge assustado. Do contrário, se teme e se apavora, então permanece escravo do monstro, permanece escravo de si mesmo.
Uma vez que vence o guardião do umbral, o aspirante a iniciado deve passar então pelas provas dos quatro elementos, onde o que precisa é aprender a dominar sua própria natureza. Este é o ciclo probatório.
No velho Egito dos Faraós essas quatro provas deviam ser defrontadas valorosamente no mundo físico. Atualmente o candidato deve passar as quatro provas nos Mundos suprassensíveis.
Prova do Fogo: esta prova é para aquilatar a serenidade e a doçura do candidato. Os iracundos e coléricos fracassam inevitavelmente nesta prova. O candidato vê-se perseguido, insultado, injuriado, etc. Muitos reagem violentamente e voltam ao corpo físico completamente fracassados. Os vitoriosos são recebidos no Salão dos Meninos e homenageados com música deliciosa, a Música das Esferas. As chamas horrorizam os fracos.
Prova do Ar: aqueles que se desesperam com a perda de aquém ou de algo, aqueles que temem a pobreza, aqueles que não estão dispostos a perder o mais querido, fracassam na Prova do Ar. O candidato é lançado no fundo do precipício. O fraco grita e volta ao corpo físico horrorizado. Os vitoriosos são recebidos no Salão dos Meninos com festas e homenagens.
Prova da Água: a Grande Prova da Água é realmente terrível. Ocandidato é jogado ao oceano e crê afogar-se. Aqueles que não sabem adaptar-se às mais variadas condições sociais da vida, aqueles que não sabem viver entre os pobres, aqueles que depois de naufragarem no oceano da vida, rechaçam a luta e preferem morrer, são os fracos que, inevitavelmente, fracassam na Prova da Água. Os vitoriosos são recebidos no Salão dos Meninos com festas cósmicas.
Prova da Terra: nós temos de aprender a tirar partido das piores adversidades. As piores adversidades nos oferecem as melhores oportunidades. Devemos aprender a sorrir ante as adversidades – essa é a Lei. Aqueles que sucumbem de dor em face das adversidades da existência não conseguem triunfar na Prova da Terra. Nos mundos superiores o candidato vê-se entre duas enormes montanhas que se fecham ameaçadoramente. Se o candidato grita horrorizado, volta fracassado ao corpo físico. Se se mantém sereno, sai vitorioso e é recebido no Salão dos Meninos com grande festa e imensa alegria.
Salão dos Meninos: no Salão dos Meninos, o candidato é homenageado pelos Santos Mestres. A alegria é imensa por haver um ser humano entrado na Senda da Iniciação. Todo o Colégio de Iniciados (Meninos) felicita o candidato vitorioso.
Quando o candidato consegue vencer em todas as provas de introdução à Senda, tem pleno direito de entrar nos Mistérios Menores. São nove iniciações. Uma vez aprovado, recebe uma pequena coroa e é considerado um pequeno Rei: Rei de sua natureza.
Mistérios Maiores
Uma vez que passamos pelas nove iniciações menores, temos a oportunidade de avançarmos pelas iniciações maiores, mas para isso já devemos estar um matrimônio trabalhando com o Grande Arcano A.Z.F.
Encontramos mais informações sobre as Iniciações no Livro As Três Montanhas, do V.M. Samael Aun Weor.
Respostas de 15
Muito interessante. Obrigado pelo artigo.
Agradeço sua ajuda.
Estou iniciando leituras e estudos Gnósticos, me encanta a oportunidade de explorar a imensidão do autoconhecimento e do reconhecimento do ser como pertencente de um todo.
A única coisa que me incomoda um pouco nas leituras são os termos sempre masculinos para se referir a entidades divinas e etc… Sigo com a visão do aprendizado, mas me encantaria ainda mais conseguir ver o todo como algo sem gênero.
Boa tarde, Luna!
Deus é andrógino, os anjos são andróginos, assim como a alma de cada pessoa. Os termos utilizados são definidos com gêneros porque assim é toda a criação, dividida em masculino e feminino. Existem forças que se polarizam com a característica masculina e outras com a feminina.
Nós não tendemos nem para o machismo nem para o feminismo, apenas utilizamos os termos para alegorizar as forças existentes.
Com mais profundidade nos estudos você irá percebendo isto.
Obrigado pelo comentário!
Não sei como cheguei aqui… verdade. Não recordo o que procurava ou qual página me trouxe… Mas obrigada, muito interessante. Ahhh o texto sobre as 7 rodas foi muito interessante !!!! Obrigada.
Boa tarde, estou ciente das iniciações, estou alerta e mantendo serenidade, porém as provas não terminam nunca, como eu sei como finalizar ?
Orlando, interessante sua observação!
O que normalmente as pessoas chamam de “provas”, ou “provações”, são eventos cotidianos que sempre se repetirão enquanto exista dentro de nossa psique o “eu” que atua em cada evento. Os eventos repetitivos, que dão a sensação de uma prova que nunca termina, servem para que descubramos o “eu psicológico” relacionado ao evento e, ao eliminarmos esse “eu”, quebramos a recorrência.
Uma prova iniciática é muito distinta, não acontece de forma tão cotidiana, e só é dada àqueles poucos que entram no Caminho.
Utilize estes eventos repetitivos, ou recorrentes, para ganhar o direito de passar pela prova dos elementos.
Se quiser mais informação e orientação, entre em contato com a sede gnóstica mais próxima de você. https://gnosisbrasil.com/locais
Meus irmãos, paz inverencial!
Eu fazia parte da segunda câmara, da gnosis (ageacac) e tive que fazer um sacrificio pela minha familia pois meu amor por eles é do tamanho desse universo e meus pais não suportariam ter o desgosto das coisas que aconteceriam comigo por conta do caminho iniciativo.
Decidi ser um lobo solitário, continuo tentando aplicar tudo andando sozinho, é possível ?
Mandei essa mensagem pois me sinto sozinho nessa imensidão de mundo e receber uma resposta de voces é uma dádiva de Deus, me dêem uma luz, por favor!
Olá, Orlando!
Parece que entendeu mal o ensinamento sobre o caminho iniciático.
Se quiser uma resposta mais completa e adequada, é conveniente que procure a sede mais próxima de sua residência para poder esclarecer suas dúvidas.
Saudações!!!
Há algum tempo recebi um chamado espiritual e tenho buscado o caminho da senda. Neste sentido busquei conhecimento em algumas vertentes de conhecimento esotérico, porém nunca participei de nenhuma escola iniciática.
Gostaria de saber como posso fazer parte dessa escola.
Moro em São João da boa vista – S.P. e verifiquei que o núcleo mais próximo daqui é de Campinas. Existe a possibilidade de assistir as aulas na forma virtual???
Agradeço desde já pela atenção!!!
Muito obrigado!!!
José, por favor entre em contato com os responsáveis em Campinas para verificar se há algum curso online, você também pode preencher o formulário ao final da página “próximos eventos” e receber as notificações sobre os próximos cursos e palestras.
Gostaria de agradecer àqueles que mantém essa página. Ajuda muito encontrar em um mesmo local tantas referências de pesquisas. Estou realizando os estudos da Gnosis em Campo Grande MS. Grato.
Encontrei por acaso essa página ! Eu e minha filha terminamos agora a primeira câmara, já estamos na preparação para a segunda ,não vejo a hora de fazer a iniciação .
Essas iniciações é no dia a dia de cada um ou tem alguma prova nas escolas de Gnose?
De forma sintética, podemos dizer que a Iniciação é a vida sabiamente vivida, pois nos eventos da vida são provados nossos avanços espirituais.
As provas iniciáticas acontecem nos mundos internos