Artigos

Graves danos das Representações Mentais

As Representações da Mente

 

Assim como existem as representações físicas ao nosso redor, no mundo exterior, que são os objetos, as pessoas, os animais, etc… existem também de forma muito real, em nosso mundo interior, as Representações da Mente.

 

 

Nesta conferência, o V.M. Samael Aun Weor explica aos seus discípulos o que são as Impressões da Mente, como elas se alteram de acordo com o que recebemos e – talvez o mais importante – o que podemos fazer para limpar nossas Mentes de tais elementos, que são um obstáculo a mais para o desenvolvimento espiritual.

 

Na Mente existem muitas representações que devemos ter em conta:

 

Suponhamos que temos na Mente a Representação de um amigo a quem estimamos.

 

Alguém muito importante nos fala contra esse amigo, levanta contra ele toda classe de calúnias; se damos ouvidos a todas essas conversas, então, a imagem que temos de nosso amigo, a Representação dele, se altera.

Já não vemos nele um sujeito amável, como antes víamos. Se não que essa imagem assume em nosso entendimento a figura que os outros lhe deram, possivelmente de bandido, de ladrão, de falso amigo, etc..

A noite pode acontecer de sonharmos com esse amigo, mas de modo algum sonharemos com harmonia, veremos que nos ataca, veremos que os atacamos; sonhamos que o matamos e que ele empunha armas contra nós.

 

Quer dizer, fica completamente alterada a Representação que tínhamos daquele amigo.

 

Representação mental

 

Pode acontecer que aqueles que falaram contra nosso amigo, o julgaram equivocadamente, caluniaram-no consciente ou inconscientemente.

Porém a Representação da Mente fica alterada, e isso é gravíssimo porque a Representação se converte, de fato, em um demônio que vem obstaculizar nosso avanço esotérico.

 

Um demônio que é obstáculo para nosso desenvolvimento interior profundo. Pois ai está o grave erro: dar ouvidos às fofocas, às calúnias, murmurações, ao disse que disse.

 

Representações mentais

 

Obviamente, dentro de nossa Mente existem milhares de Representações que podem ser alteradas se tomamos parte das conversações negativas, se damos ouvidos às calúnias, se escutamos ao disse que disse.

 

Por todas essas e outras coisas que nunca é conveniente dar ouvidos as palavras negativas das pessoas.

 

De maneira que não somente os agregados psíquicos (viva representação dos nossos defeitos psicológicos) constituem um fardo que em nosso interior carregamos.

 

Não devemos nunca esquecer a questão das Representações do Entendimento.

 

Caminhantes do Sendeiro, por dar ouvidos às conversações negativas, por estar nos corredores onde só escutam frases negativas, costumam deformar não apenas uma, mas muitas Representações do Entendimento e estas, no Mundo da Mente, se constituem verdadeiros demônios que conformam um obstáculo, ou uma série de obstáculos para o Despertar da Consciência.

 

Assim podemos explicar o caso de muitos irmãos e irmãs gnósticos que nas noites costumam sempre ter inúmeros sonhos negativos: sonham que matam outras pessoas ou que são mortas por elas…

 

O mais grave é carregar tais inimigos dentro de si mesmos, em sua própria Mente.

 

 

Obviamente, o mais indicado para não ter Representações de tipo negativo, é apelar para o poder serpentino, anular, que se desenvolve dentro do corpo do asceta gnóstico.

 

Haverá que invocar a Devi Kundalini Shakti, para que elimine tais Representações de tipo negativo”.

 

 

 

Uma resposta para "Graves danos das Representações Mentais"

  1. rose Enviado em 07/09/2018 às 10:43

    Ótimas Cátedras, amo os ensinamentos gnósticos tantas pessoas poderiam ser mais felizes se caminhasse no caminho do Eremita.
    Dor e reflexão “eis aqui o Caminho” se caminhas na luz verá Luz, mas se vai pelas trevas trevas Será.
    Faço estás minhas reflexões de hj

Deixe uma resposta

*