fbpx
Árvore da Vida
(Árvore Sephirótica)

KETHER

Nome Cabalístico: Hayot Ha Kadosh

Nome Cristão: Serafins

Atributo: Coroa

Corpo: Pai

Kether, ou o Ancião dos Dias, é a primeira emanação terrivelmente Divina do Espaço Abstrato Absoluto. É original em cada homem e é o Pai. Há tantos Pais no Céu quanto homens na Terra. O Ancião dos Dias é o nosso Ser Autêntico na sua raiz essencial. É o nosso verdadeiro Ser.

No Mundo de KETHER entendemos que a Grande Lei rege tudo o que é criado. Do Mundo do Ancião dos Dias vemos as multidões humanas como folhas levadas pelo vento.

CHOCKMAH

Nome Cabalístico: Ophanim

Nome Cristão: Querubins

Atributo: Sabedoria

Corpo: Filho

Chockmah é o Cristo Cósmico, é o Amor, é o próprio Fogo que arde em toda a Criação desde o início do mundo para a nossa salvação. É Fogo e está na base de toda matéria orgânica e inorgânica.

Cristo não é um indivíduo. O Cristo Cósmico é impessoal, Universal e está além da Individualidade, da Personalidade e do Eu, é uma Força Cósmica, que se expressa através de qualquer homem devidamente preparado.

BINAH

Nome Cabalístico: Aralim

Nome Cristão: Tronos

Atributo: Inteligência

Corpo: Espírito

Binah é o Espírito Santo, que se manifesta como PODER SEXUAL em tudo o que é, foi e será. O Espírito Santo é a Força Sexual que vemos nos pistilos das flores, aquela que se expressa nos Órgãos Criadores de todas as espécies vivas; Força maravilhosa sem a qual o Universo não poderia existir.

A Trindade, a Tríade Perfeita, Pai, Filho e Espírito Santo, mais a Unidade da Vida é o Santo Quatro, os Quatro Carpinteiros Eternos, os Quatro Ventos do Mar, o Santo e Misterioso Tetragrama cuja palavra mântrica é Iod-He-Vau-He, o nome terrível do Eterno.

CHESED

Nome Cabalístico: Hasmalim

Nome Cristão: Dominações

Atributo: Misericórdia

Corpo: Íntimo

Chesed é o nosso Íntimo. O Íntimo é o Homem Verdadeiro que vive encarnado em cada corpo humano e que todos carregamos crucificado em nossos corações. Quem penetra em Chesed pode verificar naquela região que tudo está reduzido a números. Em Chesed se sabe quantos átomos tem uma mesa, quanto KARMA o mundo deve, se sabe quantas moléculas vivem em cada corpo, é um Mundo de Matemáticas.

GEBURAH

Nome Cabalístico: Seraphim

Nome Cristão: Potestades

Atributo: Justiça

Corpo: Alma Divina

Geburah é o Rigor da Lei, é o Buddhi, a Alma Espiritual. Os Mestres do Karma se apoiam na “Consciência” para julgar no Tribunal do Karma.O Mundo de Geburah é baseado na Justiça. Os Mestres do Karma são Juízes de Consciência. A justiça está além do Bem e do Mal.

Quando você alcançar a Luz saberá o que é o Amor, e quando souber o que é o Amor saberá amar e compreenderá que o Amor Consciente é Lei. Não vale a pena fazer o bem se não souber como fazer

TIPHERET

Nome Cabalístico: Malachim

Nome Cristão: Virtudes

Atributo: Beleza

Corpo: Alma Humana

Tipheret é aquela Alma que sofre e que dá a parte humana em nós. Os textos esotéricos hindus mencionam constantemente a Trimurti Atman-Buddhi-Manas. Este é o Íntimo com suas duas Almas, a Alma Espiritual (feminina) e a Alma Humana (masculina).

O Mundo de Tiphereth é o Mundo da Vontade. Nesse mundo só se faz a vontade do pai, tanto no Céu como na Terra.

NETZACH

Nome Cabalístico: Elohim

Nome Cristão: Principados

Atributo: Vitória

Corpo: Mental

Netzach é o mundo mental. O processo de Raciocínio separa a Mente do Íntimo. O Íntimo fala em forma de pressentimentos. A Mente se revolta através do raciocínio e da comparação. Uma Mente dividida pela batalha do raciocínio, pela luta antitética dos conceitos, é um instrumento inútil para o Ser, para o Íntimo.

HOD

Nome Cabalístico: Beni Elohim

Nome Cristão: Arcanjos

Atributo: Esplendor

Corpo: Astral

Hod é o mundo astral, o mundo dos sonhos. As mensagens que descendem do Mundo do Espírito Puro tornam-se simbólicas no Mundo Astral. Esses símbolos são interpretados com base na Lei das Analogias Filosóficas, na Lei das analogias dos contrários, na Lei das Correspondências e na Numerologia. Ao estudar o Livro de Daniel e as passagens bíblicas do Patriarca José, filho de Jacó, aprendemos a interpretar as Experiências Astrais.

YESOD

Nome Cabalístico: Cherubim

Nome Cristão: Anjos

Atributo: Firmamento

Corpo: Vital

Yesod é o Corpo Vital ou Etérico, é a sede das atividades biológicas, físicas e químicas. É o centro onde gravita a Força Sexual do Terceiro Logos. Tudo o que vêm à vida é filho do Sexo. Jesus diz a Pedro: “Tu és Pedro, tu és pedra, e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja”. (Mateus 16:18). Ninguém pode encarnar o Cristo Íntimo sem ter edificado o Templo sobre a Pedra Viva (o Sexo).

MALCHUTH

Nome Cabalístico: Ischim

Nome Cristão: Iniciados

Atributo: Reino

Corpo: Físico

Malchut é o Corpo Físico. O Real é o Ser, o Íntimo, o Espírito. Porém, existe também em nós um fator de discórdia; este é o Eu, o Ego. O Ego ou Eu retorna para satisfazer os desejos. A morte é o retorno à concepção, esta é a Roda do Arcano 10. O Mundo Físico é o Vale da Amarguras, o reino de MALCHUT, o reino do Samsara. A Roda do Samsara gira incessantemente e o Ego vai e vem, desencarna e volta, sempre sofrendo, sempre buscando sem encontrar.

Quem quiser libertar-se da RODA FATAL DO SAMSARA, tem que dissolver o Eu e encarnar a sua Alma.

DAATH

O conhecimento Tântrico 

Alguns Cabalistas enfatizam a ideia de que BINAH, O ESPÍRITO SANTO, é feminino, tal afirmação está errada. O Espírito Santo é o esposo da Mãe Divina. Assim, o Espírito Santo se desdobra por sua vez em sua esposa, na Shakti dos hindus. Ele é masculino, mas ao desdobrar-se nela forma-se o Primeiro Casal Divino, inefável, o Elohim Criador.

Os Cabalistas Hebreus nos falam sobre o Misterioso Daath que aparece na Árvore da Vida, à qual nunca é atribuído um nome Divino ou Hoste Angélica de qualquer tipo e que também não possui nenhum signo, planeta ou elemento. Daath, a Sephirote do Mistério Hebraico, é produzida pela conjunção esotérica de SHIVA-SHAKTI, OSIRIS-ISIS, que estão perpetuamente unidos em Yesod, a Fundação (a Nona Sephirote, a Nona Esfera, o Sexo), mas escondida pelo Mistério de Daath que possui o Conhecimento Tântrico, o qual se processa com o Sahaja Maithuna ou Magia Sexual, que devidamente utilizado permite a AUTO-REALIZAÇÃO ÍNTIMA DO SER.