Artigos

Natal, Um Culto à Luz

Natal, Um Culto à Luz Como já abordado em outros artigos, o Natal é uma data carregada de simbolismos antiquíssimos que remontam a mais de 6.000 anos antes do nascimento de Jesus, o Cristo. É uma comemoração tão antiga quanto à própria civilização. É uma celebração ao solstício de inverno. O solstício de inverno é a noite mais…

COLHEITA DO SOL

COLHEITA DO SOL Aqui estamos, pois, para estudar: vós para me escutarem e eu para lhes falar. Na verdade, saber escutar é uma coisa muito difícil; mais fácil é saber falar. Quando se escuta, normalmente intervém um tradutor dentro de nós: é o Eu, o Ego, o Mim Próprio, o Si Próprio, tudo traduz de acordo…

Amor é o summum da sabedoria

AMOR   O Amor é o summum da sabedoria. A sabedoria deve ser transmutada em amor, e o amor se transmuta em felicidade. Os germes de sabedoria se transmutam em flores de amor. O intelecto não pode dar felicidade. Os autores se contradizem em suas obras. O pobre leitor tem que beber do cálice amargo…

Retorno e Reencarnação

Retorno e Reencarnação Eis-me aqui no Parral diante do sepulcro de Pancho Villa a quem invoco e chamo com voz alta. Palpitam como as asas de pássaros em fuga as velas que a brisa noturna sacode e o ar; a flor da onda delgadamente franze a seda azul, tecida de estambre de cristal. Alguém responde…

o-mito-de-sansao-e-dalila

O Mito de Sansão e Dalila

O Mito de Sansão e Dalila Disse Eliphas Levi: “Desgraçado o Sansão da cabala que se deixa dormir por Dalila. O Hércules da Ciência que troca seu Cetro Real pelo osso de Ônfale, sentirá prontamente as vinganças de Dejanira e não lhe restará mais que a fogueira do monte Eta para escapar dos devoradores tormentos…

Quais as causas da Vida no Universo?

Quais as causas da Vida no Universo? Podemos e devemos classificar as múltiplas causas da existência em três ordens: A – Causas físicas. B – Causas metafísicas. C – Causas Cármicas. A primeira ordem cósmica de causalidade já foi estudada pelos cientistas oficiais, ainda que de uma forma muito superficial. A segunda ordem causal cósmica…

O Sagrado Espaço Abstrato Absoluto

O Sagrado Espaço Abstrato Absoluto O Absoluto é o Ser de todos os Seres. Ele é o que É, o que sempre Foi e o que sempre Será. Ele expressa-se como Movimento e Repouso Abstratos Absolutos. Ele é a causa do Espírito e da Matéria, porém não é uma coisa, nem outra. O Absoluto está para…

O Tempo e a Quarta dimensão ou Hiperespaço

O Tempo e a Quarta dimensão ou Hiperespaço Se observarmos atentamente qualquer coisa deste mundo Mayávico (de Maya, ilusório) em que vivemos, como por exemplo uma mesa, descobriremos com místico assombro três aspectos perfeitamente definidos: largura, comprimento e altura. Não obstante, é evidente que no exemplo concreto da mesa existe ainda um quarto fator específico…

Projeções da Mente e a necessidade do Despertar

Projeções da Mente e a necessidade do Despertar É chegada a hora de aprofundarmos esta questão e considero que o mais importante é “deixar de sonhar”. Os sonhos, na realidade não são mais que meras Projeções da Mente e portanto, são ilusórios, não servem. É precisamente o “Ego” quem projeta os sonhos e obviamente esses…