Arcano Nº. 22: O Regresso. A Verdade. A Coroa da Vida. “Triunfo. Tudo sai bem. Poder. Força. Boa sorte”.  

 

22 O Regresso

22 – O Regresso

A COROA DA VIDA. Verdade. Vitória. Triunfo. Tudo sai bem.

Letra: Thau. Poder. Força. Boa sorte

PE: A potestade de manifestar a vida em infinitas formas.

PM: O conhecimento supremo é bem-aventurança.

PF: Inspiração, trabalho e recompensa convenientes.

AT: “Sai o sol e põe-se o sol, e outra vez volta a seu lugar, onde torna a nascer”.

AA: Sol.

EG: O êxito está ao alcance de sua mão; na amizade está seu maior apoio; use a imaginação, não se submeta a ela.

D: Longa vida; herança, vitórias; aptidão para vencer obstáculos.

R: Rivais que disputam os afetos, situação incerta. Déspota, tirano, familiar dominante.

tav

Letra hebraica: “Thau”.

Axioma transcendente: “Sai o sol e põe-se o sol, e outra vez volta a seu lugar, onde torna a nascer”

Hora13

(Quando fazemos um pedido, muitas vezes os anjos dão-nos a resposta mostrando-nos o relógio. O discípulo deve fixar-se na hora indicada pelo relógio. Esse é o relógio do destino; na hora está a resposta. Na alegoria esotérica sempre nos é respondido com um relógio. Temos de aprender a entender esse relógio.

Horário: “13ª. hora de Apolônio”.

Elemento de Predição: “promete longa vida, heranças, distinções, desfrute de deleites honestos, rivais que disputam os afetos, amigos que vigiam por nós, obstáculos e aptidão para vencê-los, situações incertas e contingências que as esclarecem”.

Nos arcanos 21 e 22 há uma confusão de imagens. O V. M. Samael trocou as imagens explicando:
“O arcano nº. 21 tem sido confundido com o arcano nº. 22, o qual é a Coroa da Vida.
O arcano nº. 21 é o “Louco do Tarô” ou “a Transmutação”. A soma cabalística dá-nos: 2 + 1 = 3. No arcano 21 o iniciado tem de lutar contra os “3” traidores de Hiram-Abiff: o demônio do Desejo, o demônio da Mente e o demônio da Má-vontade.”
Estamos usando a simbologia usada pelo V.M. Samael. Aqueles que não entendem dessa forma e decidiram usar a outra simbologia, apresentada também em “Em Aquário, Um Novo Êxodo” do V. M. Lakhsmi, podem simplesmente mudar a imagem da carta e o texto em seu verso pelo texto da 21. (a parte “Letra:Shin” não muda)
A imagem ficaria assim:

22 - O Regresso2

ARCANO XXII (22) – O triunfo. A coroa da vida. 13ª Hora: existe uma HORA TREZE, que é a da LIBERAÇÃO. O que passa pelas Treze Portas da Misericórdia se converte em um DEUS inefável de resplandecente beleza. O Zodíaco está constituído pelas Doze Portas de Misericórdia. A Porta Treze é a da LIBERAÇÃO. Há que morrer para viver. Há que morrer e ressuscitar.

As HORAS DE APOLÔNIO SÃO 12, OS 12 AEONS. Porque quem quiser passar ao 13º Aeon tem que deixar o Corpo Físico e, então, não poderá mais servir à humanidade. Viverá no Aeon 13, que é a Região de Atala (falando em puro Sânscrito), preparando-se para entrar no Absoluto Imanifestado. Porém se alguém quiser servir à humanidade deve permanecer no Aeon 12.

O arcano nº. 22 é a Coroa da Vida, o regresso à luz, a encarnação da Verdade dentro de nós. A síntese cabalística do arcano nº. 22 é: 2+2=4; homem-mulher-fogo-água; o Iod-He-Vau-He: homem-mulher-falo-útero. Eis aqui o santo e misterioso Tetragrammaton, o Santo Quatro.




















































































Rolar para cima