Arcano Nº. 15: A Paixão. Tiphon Baphometo. “Fracasso amoroso. Anuncia perigos”.

 

15 – A Paixão

15 – A Paixão

TIPHON BAFOMETO. Fracasso Amoroso

Letra: Samech. Anuncia perigos.

PE: Manifestação da vontade individual.

PM: A força do desejo, o impulso até o oposto.

PF: Processos gerativos, desejos intensos.

AT: “Fizeram-me guarda de vinhas e minha vinha, que era minha, não guardei”.

AA: Saturno.

EG: A vontade individual é fator determinante; o atrativo do mistério seduz, porém destrói sem guia; a criação é fogo ardente que não há de deixar-se extinguir.

D: Prosperidade por vias legais e por fatalidade; ânsias veementes; paixões violentas.

R: Afetos nocivos; situações de violência; discórdias; malícia.

samekh

Letra hebraica: “Samech”.

Axioma transcendente: “Fizeram-me guarda de vinhas e minha vinha, que era minha, não guardei”

Hora6

(Quando fazemos um pedido, muitas vezes os anjos dão-nos a resposta mostrandonos o relógio. O discípulo deve fixar-se na hora indicada pelo relógio. Esse é o relógio do destino; na hora está a resposta. Na alegoria esotérica sempre nos é respondido com um relógio. Temos de aprender a entender esse relógio.

Horário: “6ª. hora de Apolônio”.

Elemento de Predição: “promete controvérsias, paixões, fatalidades, prosperidade via da legalidade e da fatalidade. Afetos nocivos àquele que os sente e ao que é objecto deles; ânsias veementes e situações violentas”.

ARCANO XV (15) – A fatalidade. Tiphon Bafometo (O Furacão Elétrico). Fracasso amoroso. 6ª Hora de Apolônio. “Aqui é necessário manter-se quieto, imóvel, por causa do temor” (Isso significa a prova terrível do Guardião do Umbral, ante o qual se necessita muito valor para vencê-lo).

O arcano nº. 15 é o Eu pluralizado. O qual esotericamente é chamado Satã.

O arcano nº. 15 representa a paixão com base no fogo luciférico. È necessário saber que o defeito principal é a paixão sexual, a luxúria.

Na síntese cabalística do arcano nº. 15, temos: 1+5=6. O seis em si mesmo é o sexo; isto significa que no sexo está a maior força que pode libertar o homem, mas também a maior força que pode escravizá-lo.

O arcano nº. 15 significa o trabalho com o Demónio, o processo da dissolução do Eu.

O Éden é o próprio sexo e a besta interna, o Eu psicológico, que nos impede a entrada no Éden; está à porta do sexo para convidar-nos à ejaculação do licor seminal ou para nos desviar dessa porta, fazendo-nos ver escolas, teorias, seitas, etc.




















































































Rolar para cima