28 – A Incerteza
AM: O juízo como causa determinante dos atos.
AT: “Não busques em outros o que está em ti; nem busques em ti o que está em outros”.
AV: Plutão, letra Z, número 1.
EG: rejeite “o que dirão”; resolva-se sem múltiplas consultas; ceia em si mesmo.
D: Mistério a resolver e ciência para resolvê-lo.
R: Demora, obstáculo, contrariedade.
ELEMENTO: TERRA
Neste Arcano estudaremos o que é o trabalho individual. Aqui vemos e compreendemos a necessidade de produzir em nós estados conscientivos que nos levem à compreensão de nosso estado interior e do trabalho que temos que realizar.
A INCERTEZA é o resultado de algo que se quer fazer e que não se compreendeu; a mensagem Crística tem para nós as explicações mais transcendentais onde encontramos as respostas de acordo com nossas necessidades.
A INCERTEZA é a insegurança que pode nos levar a buscar a resposta em outras pessoas que não são sábios e que, portanto, nos confundem.
Na INCERTEZA vemos duas pessoas marchando em sentido contrário, crendo que cada qual vai por um caminho que são: um é iluminado pelo Olho Divino, o outro vai pela obscuridade, porém leva a gadanha, indicando-nos com isto que ambos vão mal. É necessário que aonde vai a Luz do Olho Divino também esteja a Gadanha, símbolo da Morte psicológica, porque não se deve esquecer que a Vontade sem Consciência age mal e a Consciência sem Luz é vulnerável.
O juízo como causa determinante dos atos: “Não busques nos outros o que está em ti, nem busques em ti o que está nos outros”.
Neste Arcano devemos integrar-nos com nossa alma interior, perdoando nossos piores inimigos, compreendendo que o Cristo é Amor e que o Perdão nos aproxima da Graça de sermos perdoados.
Nos lares onde se vive a mensagem crística não devem haver ódios, nem rancores com ninguém, deve reinar o Perdão, o Amor e a Graça.