33 – A Aliança
AM: O princípio da própria realização por associação.
AT: “Alegra-te com o amor de tua mocidade; e alegra-te com o amor de tua maturidade”.
AV: Vênus, letra E, número 6.
EG: Uma sua vontade à dos demais; a afinidade espiritual deve modelar-se; identifique-se com os triunfos alheios e reconhecerão os seus próprios.
D: Pactos acertados, aliança duradoura, aumento de prosperidade, contingências felizes, progresso.
R: Mau investimento, perda de documentos.
ELEMENTO: TERRA
Neste Arcano encontramos a Coroa de uma viagem que o Iniciado fez através dos 33 graus do conhecimento, dos quais deve extrair a Sapiência que necessita para a elevação do conhecimento até a conquista da Luz e da Sabedoria; podemos dizer que a Aliança a que nos referimos é o conúbio de forças que circundam um homem e uma mulher quando de verdade aspiram à realização da Obra.
É o princípio da própria realização por associação.
Este Arcano nos convida a nos alegrar com o Amor da mocidade, da juventude e a nos alegrar com o Amor da maturidade.
Neste Arcano vemos um homem e uma mulher, tomados pela mão, cada um deles com a Cruz TAO segura pelo aro, símbolo da castidade. É o símbolo do triunfo de um para todos e a alegria de todos para um.
É o fundamento e a razão da existência que nos eleva até às esferas do conhecimento objetivo; ali todos compreendemos a necessidade de estabelecer a Aliança como tábua de salvação para o homem e a sociedade.
Neste Arcano devemos estar trabalhando unidos com nossa Alma e estar dispostos a consumir o Pão da Transubstanciação todos os dias, como símbolo da Sabedoria, do Amor e da Abundância.