23 – O Lavrador
AM: Inteligência elementar em seu labor de conhecer e aproveitar os frutos da experiência.
AT: “Moa, meu moinho, farinha para mim e farinha para o vizinho”.
AV: Mercúrio, letra T, número 5.
EG: Concentre-se em seu labor; fadigar-se pelo justo é virtude; não desperdice sua experiência.
D: Camponesa; amigo poderoso; elevação por obra deste amigo e da própria vontade.
R: Mulher bondosa; breve contrariedade.
ELEMENTO: TERRA
Este Arcano nos define o trabalho, a constância, a atividade. Toda pessoa que marcha por este caminho deve ser um amante da Natureza, amar a terra, semeá-la, cultivá-la; deve buscar a alegria de viver tratando de encontrar o profundo significado de tantas criaturas que nascem, crescem, evolucionam na Terra, sem que ninguém cuide delas mais do que sua Mãe Natureza.
O LAVRADOR nos mostra a tenacidade que deve ter o investigador que busca acima de tudo a Sabedoria de seu Ser. Este Arcano é profundamente significativo para todas as pessoas que estão trabalhando na própria terra filosofal; conforme este Arcano devemos nos integrar com nosso Uriel Interior, trabalhando com Amor, com Compreensão, sentindo a alegria de semear uma semente que frutifica para o bem de nosso Sol Interior.
Nos lares onde se esteja trabalhando com a Sabedoria do Ser, deve reinar a música dos grandes clássicos, a alegria. Deve-se trabalhar com Amor pela Humanidade, pela Obra e o Triunfo de nosso Cristo. Devem-se eliminar as palavras que ferem, o ódio, disputas, calúnias que buscam o detrimento de alguém; devem-se evitar as polêmicas que ajudam a trazer desprezo, desânimos, discussão.
Deve-se pedir, diariamente, ao Arcanjo Uriel que nos batize com Amor, com Paz e Compreensão.
Este Arcano se relaciona com o HIERARCA; determina para o consultante que “A JUSTIÇA SEM AMOR É TIRANIA E QUE O AMOR SEM JUSTIÇA É TOLERÂNCIA”.