Arcano Nº. 3: A Imperatriz. A Mãe Divina. “Produção material e espiritual”.
03 – A Imperatriz
BINAH: O Espírito Santo. Mãe Celeste
Letra: Gimel. Produção Material e Espiritual.
PE: Conhecimento do oculto.
PM: Ideação.
PF: Expansão de ideias e desejos.
AT: “Tecendo está teu tear, telas para teu uso e telas que não hás de usar“.
AA: Libra.
EG: Possível matrimônio, a dúvida é carcoma da alma; aproveite a oportunidade.
D: Conúbio certo; união sentimental duradoura; atração recíproca; beijos castos.
R: Ruptura; dissensões, altercadas; separação.
Sephirote cabalístico: “Binah”.
Letra hebraica: “Guimel”.
Axioma transcendente: “Tecendo está teu tear, telas para teu uso e telas que não hás de usar”.
Elemento de Predição: “Multiplicação de bens materiais, prosperidade nos negócios, abundância, riqueza, êxito. Obstáculos a vencer e satisfações à medida que se vai vencendo”.
—
ARCANO III (3) – A humanidade e a criação. A mãe celeste. Produção material e espiritual. Binah – A Inteligência. Planeta Vênus. 3ª carta do Tarô. A imperatriz. O símbolo primitivo é uma mão em atitude de colher.
O Arcano nº. 3: se diz que é o Modelador, claro que por meio do Verbo se modela toda a Criação, na Natureza.
O Arcano nº. 3 significa Êxito, é produção tanto Material como Espiritual.
Na parte central aparece uma mulher coroada por 12 Estrelas (1 + 2 = 3) que representam os 12 signos Zodiacais, as 12 Portas da Cidade Santa, as 12 Chaves de Basílio Valentim, os 12 Mundos do Sistema Solar de Ors. Sobre a sua cabeça uma TAÇA e na mesma aparece uma SERPENTE, símbolo da Mestria, que está levantada. Em seu braço direito está o Báculo do Poder, com a mão esquerda tenta alcançar a pomba que representa o ESPÍRITO SANTO. A sua roupa é Solar, tudo indica que é a Alma Cristificada, produto dos arcanos 1 e 2. Está sentada sobre a Pedra Cúbica já trabalhada perfeitamente.
Nas águas da Vida está a Lua sob os seus pés, indicando que há que pisoteá-la para convertê-la em Sol.
No capítulo anterior, estudamos o poder da palavra. Como podemos ver, quando Deus fez a Criação, a fez com o poder da palavra e o homem tinha nessa época esse poder, por isso é que se diz que o homem foi feito a imagem e semelhança de Deus, não pela forma que o homem teve, porque Deus não tem forma, senão pelo poder que lhe deu na palavra.
O Espírito, como desdobramento do Pai, nos dá uma energia que é capaz de criar e tornar a criar.
A primeira criação que a energia faz é para nos dar um corpo físico, celular. A segunda criação que a energia faz é para que nesse corpo nasça o CRISTO.
O CRISTO nasce da energia e passa por três rigorosas purificações que tem a ver com os três mercúrios da alquimia, já que a energia com que foi criado veio impregnada do impulso luciférico, dando-nos com isto a resposta de que o mercúrio, em sua primeira etapa, é negro, em sua segunda etapa é branco e em sua terceira etapa é amarelo.
A primeira purificação recebemos aprendendo a refrear o impulso sexual sem mesclar, nesse momento, o mercúrio com impulsos passionais.
A segunda purificação recebemos na mente, aprendendo a selecionar o que pensamos e não permitindo que em nossa mente entrem pensamentos descompostos, passionais, luxuriosos, instintivos.
A terceira purificação recebemos no coração quando aprendemos a selecionar nossos sentimentos. Isto se relaciona com a santificação das festas que também se celebra de três formas:
“A primeira é no mundo físico, quando acontece o encontro de duas pessoas: homem e mulher, para celebrar o rito da vida”.
“A segunda acontece quando os fogos alquímicos entram vitoriosos em nossa Jerusalém: a mente”.
“A terceira acontece quando a Mãe Kundalini deposita o menino de ouro no coração”.
Estas festas se apresentam ao Iniciado a cada instante. É necessário viver alerta para, quando se sinta o arroubamento espiritual, estar localizado no coração e daí dar as boas-vindas a essas partes do Cristo que vão se somando a esse nascimento interno.
Estas festas se celebram com êxtase, com oração, com alegria e, sobretudo, com AMOR.
PRÁTICA:
Sentados em um lugar cômodo, concentrados no coração, imaginando o coração como um sol radiante que nos ilumina da cabeça aos pés, vocalizamos 19 (dezenove) vezes a letra O…
O nº. 3 é A IMPERATRIZ, é a Luz Divina, a Luz em si mesma, é “A MÃE DIVINA”. Corresponde àquela parte do Génese que diz: “DEUS DISSE: FAÇA-SE LUZ E A LUZ FOI FEITA”, desde o primeiro dia da criação.
Também é o número do Terceiro Logos, que domina toda a forma de criação, é o ritmo do Criador.
A MÃE CELESTE no campo material significa Produção Material e, da mesma forma, no campo espiritual, significa PRODUÇÃO ESPIRITUAL.
Se é analisado mais profundamente, descobre-se um aspecto muito interessante, o Nº. 1 É O PAI QUE ESTÁ EM SEGREDO, a Mônada, e dele nasce a MÃE DIVINA KUNDALINI, surge a Díade; esta, por sua vez, desdobra-se no nº. 3, que é PAI, MÃE E FILHO, este é o Espírito Divino e Imortal de cada ser vivente, e os três, Osíris, o Pai, Ísis, a Mãe, e Hórus, o Filho, constituem o que no Livro Sagrado dos Maias, o Popol Vuh, chama “O Coração do Céu”.
O Filho, por sua vez, desdobra-se na Alma Anímica que cada um leva dentro de si.
O Zohar, o livro Hebreu mais antigo e o fundamento da Cabala, e o Antigo Testamento insistem nos 3 Elementos Primitivos, que compõem o mundo. Tais elementos são:
SCHIN – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – SIGNIFICA FOGO na Cabala
MEN – – – – – – – – – – – – – – – – – -.- – – – SIGNIFICA ÁGUA
ALEPH – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – SIGNIFICA AR
Nestes 3 Elementos Principais está a síntese perfeita de tudo o que é, dos 4 elementos manifestados.
O poderoso Mantra I.A.O. resume o poder mágico do triângulo de Elementos Primitivos:
I – Ignis – Fogo
A – Aqua – Água
O – Origo – Princípio, Espírito, Ar
Em todas as escolas de Mistérios não podem faltar estes mantras. Aí vamos vendo o esoterismo do Santo 3. O I. A. O. é o Mantra fundamental do Maithuna, é na Nona Esfera onde deve ressoar, quem quiser subir pelo canal medular a Alma do Mundo deve trabalhar com o Enxofre (Fogo), com o Mercúrio (Água) e com o Sal (Terra Filosófica).
Estes são os 3 Elementos, os 3 Princípios para trabalhar na FRÁGUA ACESA DE VULCANO.
No manuscrito Azoth de Basílio Valentim encontra-se o Segredo da Grande Obra. As 12 Chaves Secretas são a Energia Sexual do Logos, quando a Rosa do Espírito floresce na Cruz do nosso corpo.
Os 3 Elementos Principais são as 3 letras hebraicas que correspondem aos 3 Elementos Primitivos dentro da Grande Obra da Natureza, assim elaboramos nós o Ouro Vivo. Aquele que não fabrica OURO ESPIRITUAL não é ESOTERISTA. Desce-se à Nona Esfera e se o fabrica na FRÁGUA ACESA DE VULCANO.
O Cabalista-Alquimista deve aprender a usar o Enxofre, o Mercúrio e o Sal.
Usando-se enxofre no calçado destroem-se as larvas do Corpo Astral e os Íncubos e Súcubos que são fabricados por imaginações eróticas. São transparentes como o ar e absorvem a vitalidade do Ser. Nos cinemas, antros de Magia Negra, com filmes morbosos, aderem-se a nós e há que levar flor de enxofre nos sapatos e com isso destroem-se as larvas. Queimando-se enxofre em brasas de carvão desintegram-se as formas malignas do pensamento e as larvas encerradas dentro de uma habitação.
O mercúrio serve para preparar a “Água Lustral”. No fundo de um recipiente de cobre cheio de água (que não seja num tacho) se acrescenta mercúrio e um espelho. Serve para despertar a Clarividência. Nostradamus fazia as adivinhações com cobre e mercúrio.
O sal tem suas virtudes. Num recipiente mesclando sal com álcool se ateia fogo para invocar os Mestres da Medicina, ADONAI, HIPÓCRATES, GALENO, PARACELSO, quando se necessita curar algum enfermo.
O Ternário, o número Três, é muito importante. É a Palavra, a Plenitude, a Fecundidade, a Natureza, a Geração dos três Mundos.
O Arcano 3 da Cabala é essa Mulher vestida de Sol, com a Lua a seus pés e coroada de 12 Estrelas. O símbolo da Rainha dos Céus é a Imperatriz do Tarô, uma misteriosa mulher coroada, sentada e com o Cetro de Mando e em cuja extremidade aparece o globo do Mundo, esta é a Urânia-Vênus dos Gregos, a Alma Cristificada, a Mãe Celeste.
A Mãe Divina, o Arcano nº. 3, é a MÃE PARTICULAR DE CADA UM DE NÓS, é a Mãe do nosso Ser que deve pisar a Lua, o Ego Lunar, para que resplandeçam sobre a sua cabeça As 12 Estrelas, as 12 Faculdades.
Para criar necessita-se de 3 Forças Primárias que vêm de cima, do Pai, e que existem em toda a criação:
FORÇA POSITIVA
FORÇA NEGATIVA
FORÇA NEUTRA
O Homem é o Arcano nº. 1 do Tarô, a Força Positiva; a Mulher é o Arcano nº. 2, a Força Negativa, e a Alma Cristificada é o resultado da união sexual de ambos. O segredo é o Arcano A.Z.F., que transforma a Lua em Sol e representa os 3 aspectos: Positivo, Negativo e Neutro.
“Ó, Ísis, Mãe do Cosmos, Raiz do Amor, Tronco, Botão, Folha, Flor e Semente de tudo quanto existe. A Ti, Força Naturalizante, te conjuramos, chamamos à Rainha do espaço e da noite, e beijando teus olhos amorosos, bebendo o orvalho dos seus lábios, respirando o doce aroma do seu corpo, exclamamos: “Ó, Nuit, Tu, Eterna Seidade do Céu, que és a Alma Primordial, que és o que foi e o que será, a quem nenhum mortal levantou o Véu, quando Tu estejas sob as estrelas irradiantes do noturno e profundo céu do deserto, com pureza de coração e na flama da Serpente, te chamamos”.”
Orai e Meditai intensamente. A Divina Mãe ensina a seus filhos. Esta Oração deve fazer-se combinando a meditação com o sono. Então, como em visão de sonhos, surge a Iluminação. Chega a Divina Mãe até o devoto para instrui-lo nos grandes mistérios.
Na CABALA tudo é Número e Matemáticas. O Número é santo, é infinito, no Universo tudo é medida e peso. Deus é um Geómetra para os Gnósticos. As matemáticas são sagradas, na escola de Pitágoras não se admitia ninguém que não soubesse Matemática, Música, etc. Os Números são sagrados.
O SEPHER IETZIRAH, livro hebraico, sagrado e antiquíssimos dos rabinos, descreve de forma maravilhosa todos os esplendores do mundo e o jogo extraordinário dos Sephirotes, em Deus e no homem, pelas 32 sendas da Sabedoria. No Mistério dos Sexos oculta-se toda a Ciência dos Sephirotes. Na ciência dos Números está a chave secreta do Sepher IETZIRAH; qualquer um pensaria em 32 sendeiros, em realidade as 32 sendas da Sabedoria são iguais a “3 + 2 = 5”, igual à Estrela de 5 pontas, à Pentalfa, quer dizer, ao Homem, isto significa que os Sendeiros estão no Homem, Dentro De Si Mesmo Está Tudo. Fala-se pois, de forma muito simbólica, por isso se dizem 32 sendas.
Dizem os Cabalistas que a Alma tem em realidade três aspectos:
1º. NEPHES – A ALMA ANIMAL
2º. RUACH – A ALMA PENSANTE
3º. NESHAMAH – A ALMA ESPIRITUAL
O substratum destes três aspectos da Alma são os Sephirotes, estes são atômicos.
1º. NEPHES: Deve-se distinguir entre o que é Corpo Astral e Corpos Lunare, estes últimos se movem durante a noite e depois da morte, estes corpos têm sido chamados convencionalmente Corpo Astral, porém não é legítimo. Aquele que quiser dar-se ao luxo de tê-lo deve realizar o trabalho do Maithuna, onde se fabrica o H-SI-12 (H = hidrogénio; SI = nota musical; 12 = 12 leis) que vibra em nosso organismo como a escala musical, se a prática é intensiva, cristaliza-se o CORPO ASTRAL SOLAR.
O iniciado está destinado a descer ao Mundos Infernos durante 40 dias e destinado a recapitular todas as maldades e dramas espantosos de passadas reencarnações; pouco a pouco vai saindo dessas tenebrosas regiões, antes de sair, as três Almas, Nephes, Ruach e Neshamach, são submetidas a provas. Quão interessante é ver a Alma Animal submetida à prova, da mesma forma a Alma Pensante e a Essência que também é submetida à prova.
A Bíblia diz: “Nephes, Nephes, ao sangue com sangue se paga”. Através das palavras hebraicas esconde-se a Sabedoria.
2º. RUACH: É a Alma Pensante, Emocional, está metida nos Corpos Lunares de desejo.
3º. NESHAMAH: Isso que há de Alma metida nos princípios antes mencionados é submetida a provas muito difíceis. Quando o iniciado triunfa, ascende depois ao Mundo Causal para entrevistar-se com Sanat Kumara; um Venerável Ancião nomeado em antiquíssimas religiões e que é um dos Quatro Tronos dos quais fala a Bíblia, três se foram e ficou um só, ele empunha a Vara de Aarão, o Cetro dos Reis, é inefável, tem relação com SATTVA, RAJAS E TAMAS, as Três Gunas, em equilíbrio. SANAT KUMARA dá a Iniciação Esotérica do Corpo Astral Solar.
SÍNTESE:
Os nossos discípulos devem aprender a sair em Corpo Astral para visitar todas as Lojas Brancas do mundo, onde poderão conversar pessoalmente com o Cristo e com todos os Mestres da Loja Branca.
Os Átomos da Preguiça são um grave obstáculo para o progresso até os Mundos Superiores.
A GRANDE LEI É O REGRESSO DA VIDA AOS MUNDOS SUPERIORES.
A síntese cabalística dos números mostra a qual princípio ele está associado, como foi explicado na seção Interpretação, é assim que se interpreta o Tarô e a Cabala.
Todas as cartas possuem sua síntese, nos arcanos menores ela é mostrada na parte inferior à direita da carta.
Exemplo: a carta 23 – O Lavrador se relaciona com o Arcano 5 – O Hierarca, pois 2 + 3 = 5.