24 – A Tecelã
AM: Inteligência elementar em seu labor de dar aplicação aos frutos do aprendido.
AT: “Malha após malha tece meu tear, telas para minha honra e telas para honrar”.
AV: Vênus, letra U, número 6.
EG: Mulher, sua diligência tem prêmio; honra e lar são uma só coisa; seja inteligente em prodigar esforços.
D: Economia organizada; castidade; proteção feminina, bom desempenho das obrigações.
R: Desassossego interior; dúvida de consciência.
ELEMENTO: TERRA
Neste Arcano vemos coroada uma jornada onde a tenacidade, a constância e a dedicação fazem de uma pessoa seu próprio dono, dando-lhe o máximo de compreensão, de fé e esperança.
A TECELÃ é uma amostra do que se pode conseguir mediante as disciplinas que traçamos no caminho de nossa redenção.
A inteligência elemental, em seu labor de dar aplicação aos frutos do aprendizado, é a forma de desenvolver a Inteligência do Ser em nós, a prática da Vida e a Compreensão no Trabalho.
Neste Arcano devemos integrar-nos com nosso Michael Interior, organizando nosso comportamento psicológico, trabalhando diariamente com alegria, com dinamismo.
Os lares onde se trabalha com esta doutrina, devem estar cheios de segurança, de altruísmo e de fé; devem ensinar aos filhos que a Sabedoria é um dom de Deus, que o Saber é uma faculdade da pessoa; que quando a Sabedoria e o Saber se fundem, podemos ajudar uma pessoa e uma sociedade.
Michael nos dá segurança; Michael nos dá alegria no trabalho; Michael nos dá altruísmo; Michael nos ajuda a retirar de nossa mente os complexos, tristezas que obstruem o caminho do êxito.
Neste Arcano todos nós encontramos a razão de viver e a alegria de viver. É necessário pedir, diariamente, ao Arcanjo Michael que derrame em nós suas bênçãos, a alegria de viver, a alegria de servir e, sobretudo, compreensão para viver.
Este Arcano se relaciona com a Alma Divina, o Budhi Interior; determina para o consultante que, acima da razão está a Consciência e, acima de nossos interesses está a Compreensão.