41 – O Desassossego
AM: O princípio da vida cidadã.
AT: “Os arcos dos fortes foram quebrados; e os débeis cingiram-se de fortaleza”.
AV: Mercúrio, letra LL, número 5.
EG: inquietudes emergentes; o desassossego conspiração contra você; debilidade emocional.
D: Família numerosa, amor de juventude.
R: Indignação, violência, multidão em movimento.
ELEMENTO: ÁGUA
Este Arcano nos mostra a presença em nós dos elementos difamadores e vergonhosos que carregamos em nosso interior. DESASSOSSEGO é a situação que se apresenta quando na vida não está presente o elemento conciliador entre Deus e a pessoa. Queremos nos referir à consciência.
O DESASSOSSEGO é a ação deprimente da carência de consciência, de compreensão e de vontade. Este Arcano nos mostra que quando o ser humano está submetido à presença de elementos dissociadores em sua psique e em sua mente, não tem outro remédio senão empregar a Sabedoria, o Amor e a Vontade.
A Sabedoria para compreender a situação; o Amor para não contagiar a outros com sua situação e a Vontade para empreender uma ação sólida e firme contra o problema. Este Arcano nos mostra como nós não temos individualidade, por consequência, as situações pelas quais temos que passar.
“Os arcos dos fortes foram quebrados e os débeis se cingiram de fortaleza”.
Neste Arcano devemos conhecer e compreender o valor da palavra; quando a palavra em nós tem poder, fazemos nossa Natureza inferior obedecer.
A palavra se gera na laringe; se carrega de três forças que a fazem imortal e lhe dão poder:
“FORÇA SEXUAL,
VALOR ESPIRITUAL e
FORÇA TATTWICA, VIBRAÇÃO”.
Neste Arcano recomendamos aos irmãos meditarem diariamente, refletir e compreender os diferentes eventos que se apresentam com contrariedades, indicando-nos a eterna luta dos elementos dissociados.
Este Arcano nos exorta a conseguir a Unidade na mente, nas emoções e na consciência.