70 – A Cooperação
AM: O princípio da reciprocidade.
AT: “Não há homem sem ciência nem ciência sem homem”.
AV: Netuno, letra N, número 7.
EG: Ajuda de um desconhecido; facilita-se a solução do problema; contato proveitoso.
D: Afeto sincero, promessa cumprida, progresso por aplicação de artes ou ciência. Jovem Ruiva.
R: Prosperidade por falecimento ou causa misteriosa; desvanecem-se esperanças sem fundamento.
ELEMENTO: FOGO
Neste Arcano encontramos a orientação do trabalho que cada um de nós deve realizar, devido a que essa Obra necessita de uma arquitetura cujo sistema de medida é o esquadro e o compasso.
Este tipo de medidas vai determinando a classe de Obra e a qualidade de Obra que cada um está realizando.
Pode ser que uma pessoa meça sua Obra com o esquadro e dê a medida, porém ao medi-la com o compasso, não dê; pode ser que uma pessoa meça sua Obra com o compasso, porém a meça com seu esquadro e não dê a medida.
Estas medidas simbólicas têm relação com a Obra que temos que realizar na pessoa humana e a Obra que temos que realizar para encarnar o Espírito.
É necessário que nós possamos compreender que a viagem através da Vida, tem por objetivo encontrar as chaves que nos levarão à construção de nosso próprio mundo interior.
A COOPERAÇÃO é um trabalho que se faz em comum acordo com a finalidade de conseguir o encontro de Deus-Homem, Deus-Consciência e Deus-Espírito como princípio da reciprocidade devido a que não há homem sem ciência nem ciência sem homem.
Este Arcano está relacionado com o Arcano n. 7, o Triunfo, Netzach.
Determina para o consultante que: “Deve haver uma estreita colaboração do homem para com Deus e que, nessa ordem de coisas, se consegue o Triunfo”.