32 – A Magnificência
AM: O princípio da ostentação como causa de discussão.
AT: “Esgota os recursos de tua inteligência; mas não esgotes os de teu coração”.
AV: Mercúrio, letra D, número 5.
EG: Fazer-se valer é respeitar-se; defenda seus direitos, mas cumpra com suas obrigações.
D: Cooperação entre pessoas de igual hierarquia.
R: Litígio, loquacidade, excesso de cólera, fracasso.
ELEMENTO: TERRA
Neste Arcano encontramos a resposta às inquietudes que todo estudante do Caminho tem, o qual esgota os seus recursos e a sua compreensão tratando de compreender qual deve ser sua atitude frente ao bom e ao mau; em que momento deve agir, em que momento deve falar, em que momento deve calar.
Não é fácil ter clareza nestes instantes, é necessário recorrer aos códices da Sabedoria oculta e compreender que há momentos em que se deve valer pelo respeito a si mesmo, pelo respeito a um princípio que nos brinda seu apoio.
Para poder extrair seu conteúdo, este Arcano define duas situações. O princípio da ostentação como causa que origina diferenças de opiniões e conceitos, nas quais necessitamos esgotar todos os recursos humanos, porém, não esgotar os recursos do coração, porque nele está a resposta equilibrada à atitude que devemos ter frente à nós e às nossas responsabilidades. Portanto, neste Arcano devemos estar intimamente relacionados com nossa alma, dispostos a morrer para o Mundo em que andamos e dispostos a nascer para o Mundo em que vivemos.
– O Mundo em que andamos está cheio de perigos, de sistemas e fatos que tratam de fazer de nós pessoas irracionais, estorvo da Obra do Cristo.
– O Mundo em que vivemos deve ser transformado nos ideais novos, doutrinas e sentimentos novos que nos permitam sermos úteis ao homem, à sociedade e a Deus.