68 – A Especulação
AM: O princípio da laboriosidade dirigida.
AT: “Vejam, teus olhos, sem temor, e tuas mãos, com amor”.
AV: Mercúrio, letra LL, número 5.
EG: Invista já; não esbanje; cuide suas admissões da cobiça de um falso amigo.
D: Trabalho inteligente; aprendizagem proveitosa; abundância de bens materiais; generosidade, liberalidade; notícia favorável sobre assuntos monetários; cálculo adequado no que se pretende.
R: Perda de utilidades; prósperos ganhos evaporam-se; amigos interessados só ajudam a confundir.
ELEMENTO: FOGO
Neste Arcano encontramos essa característica egoica, típica do homem transtornado, ignorante e carente de espiritualidade.
Nesta carta encontramos esse que compra e que vende que, inconscientemente, está frente ao Fiel de uma Balança, porém não nos referimos somente ao que compra e vende artigos, senão ao que compra e vende consciências, talvez desconhecendo aquela frase célebre que diz: “Não negocieis com a consciência alheia porque nem tu que a compras nem aquele que a vende é o dono dela”.
A ESPECULAÇÃO nos faz pensar que talvez nós, em uma má hora da vida, nos colocamos como tristes compradores e vendedores de consciências, de pessoas e de atributos.
Este Arcano nos faz pensar que o especulador é aquele que acrescenta ou suprime à Verdade; é aquele que não conserva o original para comprá-lo e vendê-lo.
Este Arcano está relacionado com o Arcano n. 5, o Hierarca, Geburah.
Determina para o consultante que: “Sobre o injusto sempre estará a espada da Justiça e não se deve dar a ninguém o que nós não queremos”.