69 – O Azar
AM: O princípio das faculdades primárias como guia no caminho da vida.
AT: “Em todo labor há fruto e, em todo fruto, um labor”.
AV: Vênus, letra M, número 6.
EG: Possíveis dívidas de jogo; litígios com fiadores; fortuna variável.
D:Retribuição, compensação; mudança satisfatória; oportunidade de ascenso; êxito em propriedade imóvel; atrações fortuitas.
R: A firma de um contrato proveitoso se posterga.
ELEMENTO: FOGO
Neste Arcano encontramos a pessoa que vai pelo caminho totalmente desorientado, que carece de Luz própria, de talento e de equilíbrio, que está invadido por forças que obstaculizam seu caminho, deixando-o na incerteza e na insegurança.
Este caminhante não sabe de onde vem, nem para onde vai; é apenas natural e normal que cometa qualquer classe de erro devido à razão de não poder colocar ordem em sua própria Natureza. Isto é próprio de uma pessoa que não tem se esforçado em buscar a Luz e o Despertar.
O AZAR nos mostra como uma pessoa, quando não pode vencer sua própria Natureza e extrair a Luz de seu interior, sua vida se converte em um jogo de fichas brancas ou negras e que, por desconhecimento de seu próprio trabalho, o mais certo é que se converta em ficha negra desse tabuleiro da Vida.
No AZAR encontramos a necessidade de ter Luz própria e buscar o Caminho objetivo como princípio das faculdades primárias que nos guiem no Caminho da Vida.
Este Arcano se relaciona com o Arcano n. 6, a Indecisão, Tipheret.
Determina para o consultante que: “É necessário despertar, ser objetivo no pensar e no agir”.